O vereador de Salvador, Kiki Bispo (União Brasil), criticou o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, após o dirigente fazer uma declaração racista após o sorteio da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, realizado na última segunda-feira (17). Dominguez comparou a ausência de times brasileiros nas competições a “Tarzan sem Chita”, uma alusão que foi interpretada como racista.
Em um recado direto para Alejandro Domínguez, Kiki Bispo fez uma declaração em portunhol “Yo quiero manifestar mi indignación por el discurso racista proferido por ustedes. Ustedes, presidente Alejandro Dominguez, tienen que ser expulsado urgentemente del fútbol mundial”, afirmou.
Kiki, que havia cobrado anteriormente uma posição do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sobre o racismo no futebol, usou a tribuna da Câmara Municipal de Salvador para expressar sua indignação. “Eu fiquei ouvindo atentamente a fala do presidente Alejandro Dominguez e esperando que ele fosse, de fato, dar alguma punição administrativa. Pasmem, meus senhores, pelo contrário, ele fez uma alusão lamentável, dizendo que seria a mesma coisa de Tarzan sem Chita”, afirmou o vereador.
O vereador ressaltou a importância de respeitar os clubes baianos, como Bahia e Vitória, que são representações de uma “capital negra”, e afirmou que o incidente revela a “irresponsabilidade” de Dominguez. “Tem dois times baianos, dois times que vêm de origem de uma capital negra, que precisa ser respeitado. Já passou da hora, o presidente da CBF precisa se posicionar”, completou Bispo, cobrando uma ação enérgica contra o episódio.
O parlamentar ainda sugeriu que, caso a situação não seja resolvida, o futebol brasileiro poderia até mesmo migrar para outra confederação, como a Concacaf.
Esporte Arena da Luta inaugura nova unidade no bairro Tomba e amplia oferta de modalidades esportivas em Feira de Santana
Críticas Infantino detona críticos da Copa do Mundo e desabafa: “Estamos organizando o melhor espetáculo do mundo”
Copa 2026 Gol de lateral do Cabo Verde é eleito o mais bonito da Copa do Mundo de 2026
Copa 2026 Por que pódio da Espanha teve outras bandeiras além da vermelha e amarela
Copa do Mundo Ex-Manchester United é sincero sobre atuação da Argentina na final da Copa: “Uma m…”
Campeões Espanha recebe US$ 50 milhões pelo prêmio da Copa do Mundo e valor é bem maior que o mundial de 2022 
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 32°
Parcialmente nublado


