A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está enfrentando pedidos de impeachment, convocação à Câmara dos Deputados e investigações pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelos Ministérios Públicos do Ceará e da Bahia.
Isso ocorre após ter recebido R$ 640 mil em verbas públicas para apresentações no Carnaval.Segundo informações do Metrópoles, os pedidos foram feitos pelos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ) e Jorge Goetten (Republicanos).
Segundo informações do Metrópoles, no pedido de impeachment, Jordy alega que a ministra cometeu crime de responsabilidade, especialmente contra a probidade administrativa, o uso correto de recursos públicos e a administração pública. Ele também menciona possíveis violações aos princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e legalidade.
Na representação enviada ao TCU, Jordy solicita a investigação de crimes como improbidade administrativa, conflito de interesses, peculato, corrupção passiva e fraude em licitação. Ele questiona ainda se a mudança de entendimento da Comissão de Ética Pública, que permitiu a realização dos shows, foi legal.
O documento afirma que os contratos foram firmados sem licitação, sob a justificativa de exclusividade da artista, e sem transparência quanto aos valores repassados pelo Governo da Bahia.
O parlamentar pede uma apuração sobre o possível uso indevido de recursos públicos e um eventual conflito de interesses, considerando a influência política da ministra no setor cultural.
Jordy solicita que Margareth Menezes preste esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre as contratações feitas por estados e municípios. Ele argumenta que a convocação da ministra visa atender ao interesse público, garantindo transparência e prestação de contas sobre atos que envolvem recursos públicos e a atuação de agentes do governo federal.
O requerimento ressalta que a sociedade brasileira tem o direito de conhecer os detalhes dessas contratações e de receber garantias de que os princípios éticos e legais. A deputada federal Adriana Ventura (SP), líder do Novo na Câmara, também apresentou um requerimento de informações, questionando detalhes sobre o caso.
Política “Candidatos governistas” e “votos em regiões distintas” seriam pontos fortes para PSB receberem deputados estaduais do PP; entenda
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo
Mudanças Justiça reconhece fraude em cota de gênero e Guri do Pilar será empossado vereador em Santo Amaro 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado



