Luana Carvalho (PT), vereadora em Santo Amaro da Purificação, falou sobre um projeto de lei que revoga a doação de um terreno que servirá para a construção de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano na cidade. O projeto é de autoria do Executivo Municipal e será votado nesta quarta-feira (12). “Fomos comunicados ontem sobre essa situação e eu ainda não tive acesso a esse projeto de lei. A sessão é extraordinária, que acontecerá hoje às 17h, e iremos votar essa revogação sem saber sobre ele”, reclama.
O terreno foi doado no governo do ex-prefeito Ricardo Machado e a vereadora acredita que o atual governo está tomando essa medida por perseguição ou até mesmo por falta de conhecimento do prefeito da potência do que seria uma universidade federal dentro do município. “O quanto ela gera em economia. Estão dizendo por aí que eu estou contra a criação de empregos para o povo, o que é uma grande mentira. Eu estou a favor do emprego, o que estou contra é tirar o terreno da UFRB, onde já foi gasto R$ 1,2 milhão só com projeto arquitetônico do local”.
Luana diz ainda que a construção do campus será uma obra de aproximadamente R$ 47 milhões garantidos já pelo ministro Rui Costa. “Não será apenas a universidade, será uma preservação cultural e história do nosso município, inclusive com a construção de um parque ambiental porque ali é um manguezal. A questão é: com tantos terrenos vagos na cidade, porque não estender esse atacadão para eles e colocar ali? Por isso que achamos que é uma perseguição política e uma picuinha desse prefeito”, diz, referindo-se a Flaviano Bomfim.
O atual alega ainda que o terreno está lá há 15 anos e a UFRB ainda não fez nada nele. “De fato tem esse tempo, mas pegamos os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, que não priorizaram a educação em nosso país e congelaram todos os recursos que eram destinados às universidades federais, principalmente as que se referenciavam ao Nordeste. Só nisso aí foram sete anos. Agora, com a retomada do governo Lula, reiniciamos esse projeto e esse sonho que é do povo de Santo Amaro e não de Luana e da diretora da UFRB. É uma universidade, é a oportunidade de pontencializar a educação pública de qualidade dentro do município. Quantos empregos também vamos gerar com essa universidade aqui? E repito, não estou contra a vinda do atacadão. Que ele venha, mas que seja instalado em outra localidade”.
Ela se colocou a disposição dos outros vereadora e prefeito para discutir em uma audiência pública qual seria o melhor local para esse fim. Se o projeto for aprovado, ela pretende recorrer a Justiça. “Se o projeto passar, a luta só está iniciando. Iremos ao Ministério Público tomar as medidas cabíveis junto a Justiça. A universidade se transformou em uma potência e o Pedro Lago já não comporta mais. Já são até cursos de segundo grau, mestrado e precisamos crescer. Eu acredito que o prefeito voltará atrás e terá essa sensibilidade porque não se pode falar de investimentos tirando a educação do povo de Santo Amaro”, finaliza.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 35°
Tempo limpo