O governador Jerônimo Rodrigues falou sobre o terceiro dia oficial do Carnaval de Salvador. Ele compartilhou os resultados parciais da festa, não tratando apenas da festa em Salvador, mas em todo o estado. “É um balanço positivo com redução de crimes, roubos, furtos, repercutindo na saúde. Na medida em que temos menos violência, as pessoas não precisam procurar o serviço de saúde. A maioria dos atendimentos de saúde foram por mal estar, calor ou excesso de bebida alcoólica”.
A quantidade de armas brancas foram duas mil, inclusive algemas, que se usa como uma soqueira, e nenhuma arma de fogo foi encontrada. “Apenas no primeiro dia da festa, mas não no circuito, mas antes de entrar nele. A pessoa que estava portando a arma sabia que tinha câmeras e segurança e depositou a arma num vaso de lixo. As pessoas perceberam e avisaram a polícia. A arma foi presa”.
Jerônimo comemora ainda a repercussão de cenas positivas da festa. “A Segurança Pública esse ano fortaleceu a inteligência, prova disso é o número de pessoas presas pelo reconhecimento facial. Foram 11 prisões e se contabilizar a etapa pré-carnavalesca passamos de 20 pessoas. Isso acontece em todo o estado, não apenas em Salvador. Além disso, GPS em trios, tecnologia para monitorar Polícia Civil, DPT, Bombeiros, Polícia Militar com manchas de calor, um sistema inovador de tecnologia, a quantidade de pessoas no circuito para fortalecer a quantidade de membros das forças de segurança no local”.
Nas machas de calor pode-se se ver ainda as áreas mais violentas, com quantidade de brigas. “Assim, podemos nos antecipar aos fatores com a presença de policiais infiltrados e disfarçados e garantirmos a prisão”.
Fake News
As notícias falsas também tem sido um problema. “Circularam uma informação mentirosa, de que duas pessoas haviam sido baleadas no circuito de Ondina, o que fez com que a coordenação do Carnaval chamasse de imediato as forças de segurança para entender o que estava acontecendo. Não houve morte ou crime. Duas pessoas passaram mal e as imagens circularam como sendo de tiros. Isso não é verdade, não aconteceu”.
As duas pessoas que passaram mal foram dirigidas ao posto de saúde pelos Bombeiros e tiveram alta ontem mesmo, afirmou o governador. “Pedimos a ajuda que, antes de divulgar notícias, se certifiquem antes. Notícias assim deixam as pessoas apreensivas, principalmente porque fazemos um trabalho preventivo, capacitando as pessoas para esse trabalho. São quase 40 mil policiais, com recursos tecnológicos, com a parceria das Guardas Municipais, para garantir a segurança não apenas dos foliões como também de quem está trabalhando”.
Secretário de Segurança Pública
O secretário Marcelo Werner destacou que foram ao todo seis milhões de pessoas que passaram nos portais nos três primeiros dias da festa, maior do que o mesmo período do ano passado. “Esse ano aumentamos o número de portais, são 47 deles ao invés de 43 e levamos essa boa prática para o interior do estado. Temos 55 portais no interior e mais de 2500 apreendidos, contando o interior. Um fato positivo, apesar do aumento do número de pessoas”.
A redução dos crimes contra o patrimônio é de 50%, com o uso forte de tecnologia e da distribuição do policiamento e da comunicação rápida através do aplicativo “Foguetinho”. “A Polícia Civil reporta imediatamente para a Polícia Militar e reforçamos o policiamento através das informações. Os drones também faz a captação dessas informações”.
O reforço área dos Bombeiros e Polícia Militar com o canhão de luz nos locais mais escuros no entorno dos circuitos. “Houve ainda uma redução nos crimes de lesões corporais em mais de 35%, quase 40%. Destacar também a diminuição dos atendimentos na saúde. Chegamos na metade do Carnaval sem nenhum fato grave. Agora é só seguir com o planejamento da forma que estamos fazendo e pedir que as pessoas continuem vindo em paz curtir com moderação a festa”, finalizou.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 27°
Parcialmente nublado