O senador Jaques Wagner (PT-BA) descartou qualquer possibilidade de divisão dentro do grupo político governista na Bahia diante das especulações sobre a disputa ao Senado em 2026. Em entrevista ontem na abertura do Carnaval de Salvador, ele garantiu que a base aliada está unida e que eventuais negociações sobre candidaturas serão conduzidas sem conflitos.
"Não vai ter racha de grupo. Vá por mim, que esse grupo é muito colado, tem muito serviço prestado. Todo mundo é feliz aqui dentro, porque todo mundo cresce dentro do grupo, então não vai ter racha", afirmou Wagner.
A eleição para o Senado na Bahia pode opor aliados do governo, já que o ex-governador Rui Costa (PT) é apontado como possível candidato, o que o colocaria na disputa contra Wagner e o senador Angelo Coronel (PSD-BA), que devem tentar a reeleição. Wagner reconheceu que Rui tem direito de concorrer, mas reforçou que o grupo tratará do assunto com diálogo.
"Rui tem direito de ser senador? Tem, ele foi governador, ficou até o final. Tem dois dos lugares com direito à reeleição, eu e o Coronel. Depois a gente bate um farolzinho e qualquer coisa a gente resolve", disse.
O nome de Rui Costa surge como uma alternativa do PT para evitar que o Senado continue com uma forte presença da direita, cenário que preocupa a cúpula petista. Para viabilizar sua candidatura, no entanto, seria necessária uma negociação com o PSD, partido de Coronel, que integra a base do governo.
Jaques Wagner também minimizou o impacto das pesquisas eleitorais neste momento e destacou que levantamentos servem apenas como ferramenta de orientação para ajustes na estratégia política.
"Se pesquisa fosse eleição, eu não era governador, o Rui não era governador e o Jerônimo não era governador. Eu respeito pesquisa para ela lhe orientar naquilo que aponta. Nisso aqui, nisso aqui, nisso aqui, o povo não está gostando do que está vendo, não está entendendo o que você está fazendo. Daí você corrige o rumo. Mas pesquisa, vou repetir, nem muita alegria na pesquisa boa, nem tristeza na pesquisa não tão boa", declarou. Sobre a formação da chapa para a disputa ao Senado, Wagner evitou cravar qualquer definição. "Não, não vou falar de chapa agora, está muito cedo", concluiu.
Política “Candidatos governistas” e “votos em regiões distintas” seriam pontos fortes para PSB receberem deputados estaduais do PP; entenda
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo
Mudanças Justiça reconhece fraude em cota de gênero e Guri do Pilar será empossado vereador em Santo Amaro 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



