O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manteve seu voto pelo afastamento do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD). Gilmar Mendes é o relator do processo e já havia se manifestado sobre sua posição no início de fevereiro.
“Ante o exposto, reservando-me o direito a exame mais detido da controvérsia por ocasião de mérito, presentes os pressupostos de periculum in mora e fumus boni iuris, defiro parcialmente o pedido liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, até o julgamento final da presente reclamação”, afirmou o ministro em decisão monocrática, que foi reiterada no plenário virtual.
Atendendo a mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), Gilmar Mendes manteve a decisão tomada em 10 de fevereiro de 2025. O psolista também concorreu ao pleito vencido por Adolfo.
Desta forma, o STF tem até 28 de fevereiro, esta sexta-feira, para decidir de forma definitiva sobre o afastamento do parlamentar. Esse prazo será válido caso nenhum dos ministros solicite o voto de destaque. Caso isso aconteça, a decisão será transferida para o plenário físico, sem previsão de quando será tomada uma decisão final. O processo foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para manifestação.
Decisão
Vale destacar que o ministro Gilmar Mendes baseou sua decisão no Marco Temporal estabelecido pelo STF em 2021, que proíbe a recondução de presidentes das Assembleias Legislativas ao cargo dentro da mesma legislatura. No caso de Adolfo Menezes, ele estaria assumindo o terceiro mandato consecutivo, após ter sido eleito em 2021, reeleito em 2023 e novamente eleito em 2025.
Após a decisão do ministro Gilmar Mendes, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) assumiu interinamente a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. Em uma cerimônia oficial, a deputada assinou o termo que a autoriza a tomar decisões enquanto o Supremo ainda avalia o caso. Esta é a primeira vez em quase 200 anos em que a AL-BA é presidida oficialmente por uma mulher. Ivana havia sido eleita 1ª vice-presidente da Casa na semana anterior ao afastamento de Adolfo Menezes.
Política “Candidatos governistas” e “votos em regiões distintas” seriam pontos fortes para PSB receberem deputados estaduais do PP; entenda
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo
Mudanças Justiça reconhece fraude em cota de gênero e Guri do Pilar será empossado vereador em Santo Amaro 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



