Segunda, 08 de Setembro de 2025 07:22
75 9 9702 9169
Política UPB

Wilson Cardoso deve ser aclamado hoje como novo presidente da UPB

Wilson Cardoso, que faz parte da atual diretoria da UPB, consolidou sua candidatura após conquistar a maioria dos apoios dentro da entidade

18/02/2025 07h40
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Comissão Eleitoral da União dos Municípios da Bahia (UPB) deverá homologar hoje as chapas inscritas para disputar as eleições da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2025-2026. A sessão acontecerá na sede da UPB e poderá confirmar a escolha do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), como novo presidente da instituição.

De acordo com o edital publicado no dia 28 de janeiro, a eleição está prevista para ocorrer no dia 13 de março. No entanto, caso apenas uma chapa seja homologada, o pleito se torna desnecessário, e a Comissão Eleitoral anunciará apenas a data do ato de aclamação e posse da nova diretoria.

Wilson Cardoso, que faz parte da atual diretoria da UPB, consolidou sua candidatura após conquistar a maioria dos apoios dentro da entidade. Inicialmente, até novembro do ano passado, oito prefeitos haviam se colocado como pré-candidatos à presidência. No decorrer das negociações, a maioria desistiu, restando apenas Wilson e Phellipe Brito (PSD), prefeito de Ituaçu. Contudo, ambos chegaram a um acordo, e Phellipe retirou sua candidatura para compor uma chapa única ao lado de Wilson.

Consenso 

O atual presidente da UPB, Quinho Tigre (PSD), de Belo Campo, destacou o consenso alcançado e elogiou o entendimento entre os candidatos. "Embora eu esteja na posição de independência partidária, não posso deixar de destacar a grandeza que foi a conversa e o entendimento. Tenha certeza de que teremos uma chapa única na UPB, através do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. Meus parabéns! Vamos seguir com fé e resiliência", declarou.

A Diretoria Executiva da UPB é composta por um presidente e seis diretores, enquanto o Conselho Fiscal tem cinco membros titulares e cinco suplentes. Os interessados em concorrer ao pleito tiveram até às 17h de ontem para inscrever suas chapas. Portanto, a confirmação da chapa única liderada por Wilson Cardoso deve encerrar o processo sem necessidade de eleição formal, consolidando a nova gestão que sucederá Quinho Tigre no comando da UPB.

Cacau

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deu um passo significativo para consolidar a histórica ligação entre Ilhéus e a economia cacaueira. Um projeto de lei apresentado pelo deputado Dr. Diego Castro (PL) propõe o reconhecimento oficial do município como a Capital Estadual do Cacau. Caso aprovado, o título reforçará o papel central da cidade na produção e comercialização do fruto que moldou sua história e identidade econômica.

“Nosso objetivo é valorizar essa cidade que sempre foi o coração da produção de cacau na Bahia e no Brasil”, afirmou o parlamentar, ao justificar a medida. Segundo Dr. Diego Castro, a decisão de tornar Ilhéus a Capital Estadual do Cacau busca não apenas reconhecer a importância histórica e cultural do município, mas também fortalecer o setor, atraindo investimentos, fomentando a inovação e promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade cacaueira.

“Esse título proporcionará uma nova perspectiva para a cidade, estimulando o turismo, criando novos postos de trabalho e consolidando a posição da Bahia como líder no mercado global de cacau e chocolate”, avaliou o parlamentar no documento. A proposta estabelece não apenas um reconhecimento simbólico, mas também um conjunto de medidas concretas para impulsionar o setor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.