O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta sexta-feira (31) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir com os presidentes eleitos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal já na próxima segunda-feira (03). Segundo Padilha, essa é uma das pautas da lista de prioridades do governo no retorno dos trabalhos do legislativo.
Neste sábado (1º) deputados e senadores irão eleger os novos presidentes da Câmara e do Senado para comandar as casas entre 2025 e 2027. O senador Davi Alcolumbre (União - AP) é o favorito no Senado e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos - PB) é o mais cotado na Câmara, o que reforça a forte influência do Centrão.
Padilha, que foi exonerado do ministério para reassumir seu mandato na Câmara e votar no pleito deste sábado, previsto para as 16h, apontou ainda que a reunião entre Lula e os eleitos deve acontecer logo cedo, antes da sessão de abertura do ano legislativo.
Passado esse primeiro encontro, o governo deve se reunir com os líderes partidários no Congresso para apresentar as prioridades do governo em 2025 e entre elas estão a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000, a taxação de rendimentos superiores a R$ 50 mil mensais e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Outros três projetos tidos pelo governo como prioritários são o Acredita Exportação (linha de crédito para ajudar micro e pequenas empresas exportarem), aumento de pena para queimadas ilegais e novas regras para proteger crianças e adolescentes em redes sociais. Este último é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
“Um debate muito importante, que o governo vai querer fazer com o Congresso, é proteger as pessoas, as famílias, os negócios, dos crimes que acontecem no ambiente digital”, disse Alexandre Padilha à imprensa nesta sexta-feira.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado