O ministro Rui Costa, da Casa Civil, foi indicado como uma das possíveis alternativas para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. A especulação é da revista britânica The Economist.
A publicação destaca que, dentro da cúpula do governo, há uma possibilidade de o atual presidente não disputar a reeleição, caso sua saúde seja comprometida após a cirurgia realizada em dezembro de 2024.
Além de Rui Costa, outros nomes também são mencionados como potenciais sucessores. Entre eles estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Educação, Camilo Santana. No entanto, o ex-governador da Bahia enfrenta um desafio relacionado ao seu desconhecimento em nível nacional.
Fernando Haddad, por sua vez, é visto como uma opção pragmática, mas seu perfil fiscal rigoroso e acadêmico o tornam “pouco atrativo” para a base do PT.
A revista também cita outros nomes, como os ex-candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB), como possíveis sucessores de Lula.
Política Deputado Nelson Leal abandona reeleição e assume campanha de ACM Neto
Política “Candidatos governistas” e “votos em regiões distintas” seriam pontos fortes para PSB receberem deputados estaduais do PP; entenda
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



