A troca dos diretores dos presídios de Eunápolis e de Jequié foi publicada no Diário Oficial do estado (DOE) de ontem (07). Junto com outras iniciativas como a transferência de presos, a mudança faz parte das medidas adotadas pelo governo do Estado para minar o poder de facções criminosas que atuam nas duas regiões.
O assassinato de oito pessoas no último final de semana em Jequié com a participação efetiva de mando por parte de criminosos presos no Conjunto Penal da cidade e a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no dia 12 de dezembro, motivaram a realização de operações especiais dentro e fora das unidades prisionais.
Conforme consta no DOE, dentre outros diretores e coordenadores, Elmar Lopes Silva foi exonerado ontem, a pedido, do cargo de diretor do Conjunto Penal de Jequié, enquanto Abraão Souza Santos foi nomeado para ocupar a vaga.
Também Joneuma Silva Neres foi exonerado da direção do conjunto Penal de Eunápolis, junto com outros diretores e coordenadores que atuavam no local. Todos são ligados à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap).
Dos fugitivos de Eunápolis nenhum havia sido recapturado até ontem. Vale lembrar que a fuga no Extremo Sul contou com a participação de um grupo de criminosos armados. Eles invadiram a unidade trocando tiros com agentes de segurança de plantão, enquanto duas celas foram abertas.
Segundo apurando pelas investigações, o foco era libertar um dos homens que estavam nas celas, apontado como líder da facção criminosa que realizou a operação. O grupo é apontado como responsável pelo tráfico e outros crimes na região de Eunápolis.
Em Jequié, oito mortes entre os dias 03 e 05 de janeiro assustaram a população. Os crimes aconteceram em diferentes bairros e são atribuídos a brigas e disputas entre facções rivais, cujas ordens partiram de dentro do Conjunto Penal.
Reforço do efetivo
Com reforço de efetivo nas ruas, tanto da Polícia Civil, quanto da Policia Militar, foi lançada na cidade a Operação Hórus para combater os crimes violentos letais intencionais, tráfico de drogas, circulação de armas de fogos e outras ilegalidades.
E assim como em Eunápolis, também em Jequié foi aberta sindicância e implementada uma Intervenção Administrativa no presídio, com operação minuciosa nas celas. Entre outras ações tendo á frente a Polícia Penal, já na segunda-feira (06) foram transferidos seis presos de Jequié para outras unidades do estado.
De acordo com o diretor de Segurança Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária, Alan Santos, “enquanto a Seap atua no interior do conjunto penal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP BA) está nas ruas, em operações simultâneas”.
Já o governador Jerônimo Rodrigues destacou que o estado não dará tréguas no combate aos criminosos. “Estamos no aguardo de equipamentos para garantir que dentro dos presídios haja tecnologia para frear o uso de equipamentos, a exemplo de celulares", asseverou.
Polícia Oito pessoas são presas em ação de combate às facções criminosas em Feira de Santana
Providências Após fugas em presídios, Seap anuncia empresa para realizar manutenção preventiva e corretiva em unidades
Polícia Políticos e servidores são investigados por envolvimento em facção criminosa que movimentou R$ 20 milhões na Bahia
Homicídio Homem morre após ser baleado no bairro Papagayo em Feira de Santana
Fauna Protegida Segunda fase da ‘Operação Fauna Protegida’ desarticula maior rede de tráfico de aves silvestres do país
Operação no RJ IMAGENS FORTES: Um dia após megaoperação, moradores levam ao menos 40 corpos para praça 
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas



