Vencedor do Globo de Ouro de 2025 na categoria Melhor Ator por 'O Agente Secreto', e indicado ao Oscar pelo mesmo papel no longa de Kleber Mendonça Filho, o ator Wagner Moura pode colocar mais uma honraria na prateleira de casa em 2026.
Um projeto de resolução foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia na última semana para conceder ao artista a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Alba.
Na proposta apresentada por Fátima Nunes (PT), a deputada reforça a importância de Wagner Moura para a cultura baiana e brasileira, exaltando personagens do ator desde muito antes de ganhar o mundo com 'O Agente Secreto'.
“É inegável a contribuição deste grandioso artista para a arte, a cultura e, principalmente, para o cinema brasileiro. Wagner Moura carrega o nome da Bahia para o mundo”, afirma a deputada.
Para Fátima Nunes, o reconhecimento de Moura com a comenda reforça ainda o posicionamento firme do ator em defesa da democracia.
Criada em 1999, a Comenda Dois de Julho é conferida às pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.
Entre os artistas reconhecidos com o título estão Carlinhos Brown, Bell Marques, Kocó de Lordão, Manno Góes, Bela Gil, Margareth Menezes, Nelson Rufino e Chocolate da Bahia.
Sobre Wagner
Soteropolitano de nascimento e rodelense de criação, o artista, que foi criado no município localizado a 540km da capital, carrega com orgulho o "molho baiano" ao redor do mundo.
Wagner, que se formou em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, decidiu seguir o caminho na arte e se tornou um dos principais representantes da cultura local para o Brasil, com papéis marcantes em produções que variaram de novelas, como 'Paraíso Tropical', séries como 'JK' e 'Sexo Frágil' e longas como 'O Homem do Ano', 'Carandiru', 'Cidade Baixa', 'Tropa de Elite', 'Saneamento Básico', 'Ó Paí Ó', além de se desafiar como diretor na produção 'Marighella', trabalho reconhecido com prêmios no cinema brasileiro.
No cenário internacional, o artista se destacou ao protagonizar a série Narcos (2015–2017), interpretando o narcotraficante Pablo Escobar. Desde então, o baiano virou referência brasileira para o mundo.
Recém-indicado ao Oscar, o baiano descobriu o fato enquanto estava em um avião e foi informado por um amigo da conquista. A cerimônia do Oscar 2026 acontecerá no dia 15 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.
Cultura Caetano Veloso prestigia Festa da Purificação e visita brasílica em Santo Amaro
Crônica da semana Entender a sexualidade feminina de forma simples
cinema em Feira Cuca exibe sessões gratuitas com clássicos do cinema em Feira de Santana; confira a programação
Deusa do Ébano Carol Xavier é eleita Deusa do Ébano 2026 na Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê
Crônica da semana A falta de profissionalismo dos gestores brasileiros
Água Fria Água Fria Fest movimenta economia e atrai grandes nomes da música 
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



