Quinta, 22 de Janeiro de 2026 11:03
75 98160-8722
Feira de Santana Gastos

José Ronaldo defende controle de gastos em festas juninas e confirma reconstrução de prédio da Secretaria de Saúde

Prefeito defende debate entre municípios sobre altos custos de eventos, confirma planejamento do São João e da Micareta e anuncia reconstrução da antiga sede da Secretaria de Saúde na Avenida João Durval

22/01/2026 08h35 Atualizada há 2 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, afirmou que a gestão municipal já iniciou o planejamento para os festejos juninos e para a Micareta 2026, seguindo a recomendação da União dos Municípios da Bahia (UPB) para maior cautela nos investimentos em eventos festivos. Em entrevista ao site Boca de Forno News, ele destacou a necessidade de um debate mais amplo entre os prefeitos sobre o aumento expressivo dos custos envolvidos na realização de festas populares, especialmente cachês artísticos, estrutura e sonorização. "Acho muito importante a UPB coordenar esse assunto. Mudou muito os valores para se fazer uma festa", lamenta.

Segundo Ronaldo, o tema ganhou repercussão estadual e nacional após discussões recentes sobre valores cobrados por grandes atrações. Ele relembrou que, em entrevistas anteriores, já havia apontado a dificuldade financeira enfrentada pelos municípios para arcar com os cachês elevados cobrados por alguns artistas. “A prefeitura não tem condições de bancar determinados valores. Os custos mudaram muito. Hoje, como bem lembrou Zé Cocá, só a estrutura e o som já ultrapassam o que antes era o orçamento total de uma festa em municípios pequenos. Pode custar até R$ 200 mil”, afirmou.

Ele citou ainda exemplos de colegas prefeitos que relataram o aumento significativo das despesas ao longo dos anos e avaliou como positiva a iniciativa da UPB em coordenar esse debate. Para ele, a discussão deve envolver todos os municípios brasileiros, como forma de buscar equilíbrio entre a valorização da cultura, a realização de eventos tradicionais e a responsabilidade com os recursos públicos.

Mesmo diante do cenário de altos custos, o prefeito garantiu que a administração municipal já está trabalhando no planejamento do São João e do São Pedro de Feira de Santana, além da Micareta. As tratativas estão sendo conduzidas em conjunto com o secretário responsável pela área, Cristiano Lobo, com o objetivo de viabilizar eventos dentro da realidade financeira do município.

Secretaria Municipal de Saúde

Ronaldo também foi questionado pelo radialista Nivaldo Lancaster sobre o prédio onde funcionou a Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Avenida João Durval. Ele confirmou que ele será reconstruído para voltar a abrigar a pasta. O imóvel chegou a ser anunciado, em gestões anteriores, como possível hospital, mas, para ele a estrutura é ideal para sediar a Secretaria de Saúde. “Não existe hoje, na estrutura do município, um prédio melhor do que aquele para instalar a Secretaria de Saúde”, afirmou.

De acordo com o prefeito, a equipe de Planejamento já foi acionada para elaborar o projeto de reconstrução, mantendo a estrutura original de paredes e promovendo adequações internas com divisórias, conforme as necessidades técnicas da pasta. Ele explicou ainda que técnicos das áreas de engenharia e arquitetura estão realizando levantamentos detalhados e que o próximo passo será a conclusão desses estudos para, então, dar início ao processo de licitação da obra. A expectativa é de que a reconstrução proporcione melhores condições de trabalho e atendimento à população na área da saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.