O prefeito eleito da cidade de Santo Estêvão, Tiago Gomes Dias, mais conhecido como Tiago da Central, foi entrevistado pelo programa Boca de Forno News, no quadro Boca de Forno Regional, da Rádio Sociedade News, deste domingo (1º). Tiago falou sobre o processo de transição do atual governo para o seu. Segundo ele, foi preciso aguardar um longo período para a atual gestão aceitar o seu pedido de transição de governo.
“Assim que passou as eleições no dia 6 de outubro, onde a sociedade me deu a oportunidade de conduzir o município pelos próximos quatro anos, de imediato nossa equipe de transição montada foi apresentada ao atual governo, mas só agora, na última semana, foi que nós tivemos a aceitação e foi publicada a transição, que começou na quarta-feira (28)”.
Já existiu a primeira reunião com as duas comissões e ele recebeu alguns documentos aos quais está analisando, diz. “Enviamos ainda alguns pedidos, através de oficio, solicitando informações da situação estrutural atual do município”.
O intuito em pedir para a transição ser feito com brevidade foi uma questão de planejamento. “Usar o tempo de transição, que é de 30 dias, em um mês que não fosse o de dezembro, mês de festas. Isso para que não tivesse prejuízo e o trabalho planejado pela nossa equipe e pela equipe do governo fosse o mais eficiente possível. Temos prejuízo em relação a isso porque o tempo é muito curto para análise de um governo onde está apresentada uma nova proposta para Santo Estêvão”.
São ao todo sete membros em sua equipe, conduzida e presidida por Caio Reis e Francisco Anísio, e na parte do governo foram dez membros, conduzida pela atual controladora do município, Neila Reis. “Na transição não vi nada de novidade. Mesmo sem ter a aceitação e a convocação da transição pelo governo, já havíamos começado a estudar algumas coisas que é de conhecimento público do município e tivemos um primeiro contato para encaminhar ofícios, oficializar alguns pedidos e, a partir de segunda-feira (2) protocolamos na Prefeitura nossos pedidos de visitação aos equipamentos públicos do município”.
Secretariado
Sobre a formação do seu secretariado, Tiago disse que tem conversado com muitas pessoas e tem ouvido pessoas do grupo, onde tem buscado o entendimento no diálogo. “Nossa preocupação é fazer com que a escolha do secretariado seja de pessoas que venham contribuir com a sua expertise e o seu conhecimento para entrar serviços específicos a nossa comunidade. Ainda não anunciamos oficialmente os nomes, mas definimos alguns nomes”.
Ele disse que está aguardando o fechar de toda a estruturação para que seja apresentado a sociedade, mas que não vai demorar. Serão ao todo 11 secretários. A cidade tinha nove Secretarias e foi implantada mais duas.
Câmara Municipal
Seu grupo político não fez a maioria da Câmara. “Nosso grupo político elegeu seis vereadores e o grupo opositor elegeu nove. Eu acredito que não teremos problema. Já tive algumas reuniões com os vereadores eleitos e os de mandato agora e não teremos maiores dificuldades, até porque fomos nós, prefeito e vice, e os 15 vereadores foram eleitos para trabalhar em favor do povo. Essa foi a promessa de campanha de todos e se essa é a proposta não teremos dificuldade nenhuma de governabilidade através do diálogo”.
Vice-prefeito
Questionado sobre qual seria a participação do vice-prefeito Carlinhos da LM em seu governo, Tiago disse que ele é um grande parceiro. “Ele, assim como eu, estava ansioso por uma renovação na administração pública da cidade. Carlinhos tem uma expertise grande na administração privada, é um grande empresário e tem como colaborar e contribui muito. Ele terá participação direta nas tomadas de decisões e nas sugestões. Santo Estêvão ganhou duas pessoas com muita vontade”, disse.
Diplomação e posse
A diplomação da sua chapa está marcada para o dia 12 de dezembro, às 9h, no Fórum da cidade. A posse será no dia 1º de janeiro, às 10h, na Câmara de Vereadores. “Para esse primeiro dia, estamos organizando uma apresentação da nossa equipe de trabalho ao povo de Santo Estêvão do primeiro e segundo escalão”.
Prestação de contas
A oposição tem dito que Tiago da Central tem tido problemas com a prestação de contas da sua campanha. Tiago diz que isso não tem veracidade. “Nossa prestação de contas foi entregue redonda, toda arrumada. Inclusive, já teve o primeiro parecer técnico do TRE e ele foi favorável as nossas contas”.
O que acontece é que o grupo da oposição tem questionado algumas coisas na Justiça, ressalta. “Mas é mais no atento de que estão tentando levar para o ‘tapetão’ uma eleição onde o povo escolheu quem iria conduzir a cidade nos próximos anos. O nosso corpo jurídico está atento a qualquer manifestação do grupo opositor e preparado para fazer o que for necessário na apresentação das defesas e da documentação caso seja pedida”.
A campanha, diz Tiago, foi muito judicializada e ele ganhou tudo o que foi questionado com a capacidade técnica e potencial da sua equipe jurídica. “Eles resolveram todos os problemas apresentados durante a campanha. Não tenho muita preocupação porque temos a nossa consciência tranquila que fizemos a nossa prestação pautada na veracidade de tudo que foi feito”.
Primeiro ato administrativo
Como primeiro ato administrativo, Tiago disse que se apropriaria dos espaços públicos do município e já começaria a planejar as promessas que foram feitas durante a campanha, como a revitalização de alguns equipamentos públicos, principalmente unidades de saúde. “Precisamos cuidar do nosso hospital fazendo com que o atendimento ao nosso povo seja garantido e a atenção básica seja devolvida ao povo que tanto clama e merece. Precisamos limpar nossa cidade, o que foi questionado o abandono do poder público com as suas obrigações”.
Ele disse que estará pronto para já começar tais medidas. “Limpeza urbana, limpeza das estradas vicinais do município, cuidar das unidades de saúde e fazer com que o povo entenda que a partir de 1º de janeiro terá um grupo político com muita vontade, garra e organização para conduzir o processo administrativo de 2025 até 2028”.
Emprego e renda
Esse é um dos principais pilares dessa administração, diz Tiago. Ele disse que a cidade tem a empresa com o maior número de empregados da Bahia, que é a de calçados. “Nossa cidade já tem referência na área industrial e estaremos buscando, através de parceria com a Federação das Indústrias do estado e da via comercial, fazer com que a cidade tenha o nosso tão sonhado polo industrial, trazendo novas oportunidades e fazendo com que ela cresça e se desenvolva economicamente”.
Ele pretende ainda preparar os jovens. “Existem alguns projetos nossos que estão sendo analisados com cautela para treinamento e aperfeiçoamento dos nossos jovens para que não tenham tanta dificuldade na inserção no mercado de trabalho”.
Relação com o Governo do Estado
Tiago disse que no que depender da parte de sua equipe estará descendo do palanque e fazendo administração pública. “O período eleitoral já passou. Não terei dificuldade de bater na porta do governador quantas vezes preciso for para abrir o diálogo e o relacionamento para que possamos, através da força do Governo do Estado, da nossa Prefeitura e do Governo Federal, não importando de onde venha benefícios para o nosso povo”.
Ele já tem planos de procurar meios de sentar com o governador Jerônimo Rodrigues para mostrar as reais necessidades do município. “E cobrar benfeitorias para o nosso povo, independente de partido e posicionamento político. O que queremos é trabalhar em favor do nosso povo. Entendendo que a cordialidade entre as instituições se faz necessário, espero que o governador esteja de portas abertas para beneficiar Santo Estêvão com o serviço que lhe é necessário. Não tenho porque manter distância do Governo do Estado, ao contrário. Quero me aproximar, estar de mãos dados porque precisamos fazer com que o povo da cidade seja contemplado com serviços de assistência do estado”, finalizou.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado