O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem intensificado reuniões com partidos aliados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e participado de eventos políticos na capital às vésperas de anunciar a reforma administrativa. A movimentação, além de buscar fortalecer sua base, já visa as eleições de 2026, quando o petista tentará a reeleição.
Embora oficialmente o governador afirme que as agendas têm como objetivo agradecer o apoio recebido e avaliar as eleições de outubro, ele também tem aproveitado os encontros para articular a ampliação da base no interior e sinalizar que os partidos aliados terão a oportunidade de ocupar novos espaços na gestão. O plano é “azeitar” a máquina administrativa e acelerar as entregas previstas para os próximos dois anos.
No CAB, Jerônimo já recebeu quase todas as lideranças partidárias, restando apenas encontros com representantes do Podemos, Solidariedade e PP. Apesar de o PP não ter formalizado adesão à base, parte de sua bancada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e prefeitos já estão alinhados com o governo. O chefe do Executivo baiano não esconde o interesse em atrair os pepistas de forma institucional para a campanha de 2026.
Os encontros reservados têm servido para ouvir demandas dos partidos por cargos, mas decisões definitivas ainda não foram tomadas. A reforma administrativa deve começar a ser definida em uma segunda rodada de negociações, desta vez envolvendo o chefe de Gabinete, Adolpho Loyola (PT), e o secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas.
Até agora, apenas o PCdoB teve uma reivindicação atendida, com a troca do comando da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Outras solicitações, como as do Avante, ainda estão em análise. O partido, que lidera atualmente a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), busca ampliar sua presença no governo após eleger 60 prefeitos no estado, se tornando a segunda maior legenda na Bahia.
Paralelamente às reuniões no CAB, Jerônimo tem participado de encontros promovidos pelos partidos aliados com prefeitos, vices e vereadores eleitos ou reeleitos. Na última semana, vale lembrar, esteve no evento do PSB, liderado no estado pela deputada federal Lídice da Mata, e, na segunda-feira (25), participou da reunião do Avante, comandada pelo ex-deputado Ronaldo Carletto.
Durante esses eventos, o governador reforçou compromissos com as lideranças, prometendo trabalhar intensamente até 2026 e solicitando que os partidos apresentem sugestões para ocupação de cargos tanto na capital quanto no interior. Ele também tem procurado reforçar sua imagem de gestor acessível e comprometido em imprimir uma marca própria nos próximos anos de governo.
Tudo indica que, nesta sexta (29), Jerônimo participará de um evento promovido pelo MDB em Salvador. Em dezembro, estão previstos encontros do PCdoB, PV e Podemos. Já PT, PSD e PP devem realizar suas reuniões entre janeiro e fevereiro de 2025, período em que o PP deverá definir se será oficialmente governo ou oposição.
Nascimento Bahia registra menor número de nascimentos em 50 anos, aponta IBGE
Petróleo e Gás Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
Assassinato Mulher trans é encontrada morta com sinais de tortura em cidade baiana
Via Bahia Investigação aponta irregularidades no fim da concessão da ViaBahia e manutenção de rodovias na Bahia
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet
Fotógrafa baiana Fotógrafa baiana vence concurso internacional em Portugal 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



