Foi aprovado ontem (18), no Senado Federal o Projeto de Lei N° 1.581 que trata dos acordos de precatórios da União, e obriga os gestores estaduais e municipais, a subvincularem os recursos dos Precatórios do FUNDEF, destinando, em forma de abono, no mínimo 60% para os professores e 40% para Manutenção e Desenvolvimento da Educação e pagamento de seus profissionais.
Após a sanção presidencial, será a primeira vez que a subvinculação dos precatórios para os professores estará especificada em lei. O projeto deixa claro que os profissionais da educação têm direito a subvinculação prevista tanto na extinta lei do Fundef, como na lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Em entrevista ao Boca de Forno News, o secretário de Educação de Feira de Santana, Marcelo Neves, disse que o município "cumprirá a lei."
À reportagem, o advogado da APLB-Feira, Vanderlei Marques, afirmou que a aprovação do Projeto de Lei é uma "grande vitória dos professores" e que o repasse do recurso aos professores deverá ser realizado dentro dos trâmites legais respeitando os direitos adquiridos dos trabalhadores em educação.
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas



