O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) criticou as movimentações que visam a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), que conta até mesmo com o apoio da bancada de oposição.
O parlamentar, único representante do PSOL na Casa, reforçou sua posição contrária à recondução de Adolfo Menezes e destacou que o setor jurídico do seu partido está analisando as possibilidades de judicializar o processo, caso a reeleição do pessedista se concretize em fevereiro de 2025, quando ocorrerá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027.
“Sobre a nossa candidatura, é fato, obviamente, que posso sair candidato a presidente, mas quanto ao apoio à candidatura de Adolfo está completamente descartado. Nós somos contrários a esse processo e achamos que vai ser uma decepção para a sociedade baiana ver, principalmente, quem defendeu, quem apresentou a proposta de alteração da própria Constituição da Bahia proibindo esse tipo de reeleição, hoje, estar como postulante a continuidade no cargo de presidente”, declarou Hilton, ontem (19), ao site Política Livre.
O deputado também criticou a posição da oposição, atribuindo o apoio quase unânime da bancada, liderada por Alan Sanches (União Brasil), a uma postura “acomodada” de alguns parlamentares. “Eu acredito que grande parte está acomodada a divisão do poder dentro da Casa, fundamentalmente isso", disse.
Hilton ressaltou que, ao contrário de muitos opositores, sempre manteve uma posição clara sobre a questão desde o início das discussões na Assembleia Legislativa.
"Vários projetos aqui, inclusive do governo, nós votamos a favor, temos projetos próprios, muitos projetos próprios aqui, o que mostra que o PSOL tem posições e uma delas é ter uma posição firme do ponto de vista ético, o que colide com essa perspectiva de continuidade do presidente Adolfo Menezes ocupando o cargo de presidente”, concluiu Hilton.
Panorama - Além da oposição, Adolfo Menezes já assegurou o apoio de bancadas como PT, PSD, PV e Avante. O número de aliados cresce diariamente, embora o atual presidente da AL-BA ainda não tenha declarado abertamente a sua candidatura à reeleição.
Recentemente, Adolfo falou sobre a expectativa para a candidatura à reeleição e a avaliação de nomes para compor a chapa, especialmente a 1° presidência. “As eleições só acontecerão em fevereiro. Vamos ver se tem alguma mudança. Por enquanto, temos o apoio aí de praticamente unanimidade da Casa, que só me dá uma responsabilidade e me honra muito grande”, afirmou.
Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 35°
Parcialmente nublado