Sábado, 14 de Dezembro de 2024 10:33
75 9 9702 9169
Política Eleições 2026

Ingresso de Rui Costa em chapa majoritária pode contar com “contrapartida” a Coronel na AL-BA e vice; entenda

A estratégia seria atender aos desejos de Coronel, que segue irredutível no projeto de permanecer na chapa majoritária para 2026.

12/11/2024 08h24
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A acomodação das lideranças governistas na Bahia ainda encontra alguns desafios. A eleição de 2026 ainda não chegou, porém, algumas possibilidades têm sido ventiladas para atender nomes como o do senador Angelo Coronel (PSD), que se coloca como postulante à reeleição ao Senado. 

No radar dos caciques petista da Bahia estariam algumas possibilidades para acomodar Coronel. Interlocutores apontaram ao site que na “lista” de possibilidades, além de uma possível indicação para a vice de Jerônimo Rodrigues (PT), na disputa pela reeleição, Coronel também poderia ter de volta “sob sua batuta” a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), podendo indicar um nome para a próxima legislatura. Coronel ocupou o posto entre 2017 e 2018, logo após assumindo uma cadeira no Senado Federal. 

A estratégia seria atender aos desejos de Coronel, que segue irredutível no projeto de permanecer na chapa majoritária para 2026. Entre os nomes citados, estariam ambos os filhos de Coronel: o deputado federal Diego Coronel (PSD) seria o indicado para vice de Jerônimo e o deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD) o nome apontado como favorito para a presidência da AL-BA. Apesar disso, as possibilidades ainda não teriam “agradado” o senador. 

O atual relator do orçamento do país também desejaria um espaço para si. O espaço giraria entre uma secretaria ou até mesmo algo mais “estável”, como um posto em algum dos Tribunais de Contas, o do Estado ou o dos Municípios. Mesmo assim, a conta também passaria pela atividade direta na política do estado, passando por uma secretaria no eventual novo mandato de Jerônimo, evitando assim um diálogo de Coronel com o grupo de oposição. 

Um embate interno tem se formado para a composição da chapa majoritária após três nomes pleitearem ambos os espaços possíveis. O senador Jaques Wagner (PT) foi o primeiro nome a indicar o desejo de manter o mandato. Logo após, o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, também sinalizou o desejo para a próxima eleição. Com isso, Coronel reforçou que também pleiteava estar na chapa e que iria buscar mais um mandato. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.