Dirigentes do PSD afirmam que o partido só deve apoiar oficialmente a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 se Lula declarar apoio ao deputado federal Antônio Brito (PSD) para a presidência da Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pela coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.
Segundo a publicação, o governo federal já iniciou tratativas para convencer o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a apoiar um possível quarto mandato de Lula. No entanto, há queixas na cúpula do partido sobre a “falta de reciprocidade” por parte do governo.
Um dirigente do PSD revelou que o presidente Lula precisaria garantir apoio a Brito para selar a aliança oficial com Kassab e o PSD nas eleições presidenciais. Caso o acordo não avance, o partido pode repetir a postura adotada em 2022, quando liberou seus membros para escolherem livremente qual candidato apoiar na corrida presidencial.
Atualmente, o PSD ocupa três ministérios no governo: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca). A sigla integra a base aliada no Congresso, garantindo votos ao governo. Contudo, o acordo atual limita-se a apoio legislativo, sem qualquer compromisso para as eleições de 2026.
Além disso, Gilberto Kassab é um dos apoiadores da reeleição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o que evitaria um confronto entre os principais aliados do presidente do PSD. Tarcísio é visto como um dos nomes fortes da direita para disputar a presidência em 2026, ao lado de Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO) e Eduardo Leite (PSDB-RS).
Enquanto isso, os candidatos à presidência da Câmara buscam o apoio de Lula e do PT. Na semana passada, Hugo Motta (Republicanos-PB), apontado como o nome do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), teve um jantar com a bancada petista para discutir o tema. Nos próximos dias, é esperado que o PT se reúna com Antônio Brito e Elmar Nascimento (União Brasil) para tratar da disputa pela liderança da Casa.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



