Sexta, 22 de Novembro de 2024 14:27
75 9 9702 9169
Política Eleição na Câmara

PSD condiciona apoio à reeleição de Lula ao aval para Antônio Brito

A informação foi divulgada pela coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.

24/10/2024 07h25
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dirigentes do PSD afirmam que o partido só deve apoiar oficialmente a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026 se Lula declarar apoio ao deputado federal Antônio Brito (PSD) para a presidência da Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pela coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.

Segundo a publicação, o governo federal já iniciou tratativas para convencer o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a apoiar um possível quarto mandato de Lula. No entanto, há queixas na cúpula do partido sobre a “falta de reciprocidade” por parte do governo.

Um dirigente do PSD revelou que o presidente Lula precisaria garantir apoio a Brito para selar a aliança oficial com Kassab e o PSD nas eleições presidenciais. Caso o acordo não avance, o partido pode repetir a postura adotada em 2022, quando liberou seus membros para escolherem livremente qual candidato apoiar na corrida presidencial.

Atualmente, o PSD ocupa três ministérios no governo: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca). A sigla integra a base aliada no Congresso, garantindo votos ao governo. Contudo, o acordo atual limita-se a apoio legislativo, sem qualquer compromisso para as eleições de 2026.

Além disso, Gilberto Kassab é um dos apoiadores da reeleição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o que evitaria um confronto entre os principais aliados do presidente do PSD. Tarcísio é visto como um dos nomes fortes da direita para disputar a presidência em 2026, ao lado de Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO) e Eduardo Leite (PSDB-RS).

Enquanto isso, os candidatos à presidência da Câmara buscam o apoio de Lula e do PT. Na semana passada, Hugo Motta (Republicanos-PB), apontado como o nome do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), teve um jantar com a bancada petista para discutir o tema. Nos próximos dias, é esperado que o PT se reúna com Antônio Brito e Elmar Nascimento (União Brasil) para tratar da disputa pela liderança da Casa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.