O presidente da Câmara Municipal de Cachoeira, reeleito vereador nas eleições deste ano, Laelson Luis Ferreira Bispo, mais conhecido como Laelson de Roxo (PSB) foi o entrevistado desta sexta-feira (18) programa Rádio Total das Rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM. Laelson foi o mais votado da cidade com 774 votos. Essa votação expressiva ele atribui ao povo, ao seu trabalho e ao trabalho da sua equipe. “É o reconhecimento de estar ao lado do nosso povo, ouvindo-o, sendo democrático, sabendo se posicionar no momento e em defesa dele. Essa é uma votação de compromisso, de uma população que entende que Laelson é um defensor seu”.
Ainda conforme Laelson, ele foi votado em cada comunidade da cidade, tanto na zona rural como na sede. “Tivemos voto em cada canto da nossa cidade e um voto de reconhecimento de pessoas que acreditam e confiam em nossa atuação na Câmara. Voto de pessoas que nem conversaram comigo e eu pedir o seu voto por pura aprovação do que fazemos em defesa do nosso povo”.
Ele ainda agradeceu a todos os colaboradores da Câmara, que teve o com ele o compromisso de ajuda-lo, na função de presidente, a tratar as demandas da Casa. “Se eu consigo tratar todas as demandas e consigo me relacionar bem com todos os vereadores, conseguimos andar melhor. Se eu tenho uma Câmara que eu não consigo iniciar, termina prejudicando também o nosso mandato”.
Laelson agradeceu ainda a sua família que não “arredou o pé” das comunidades, ajudando-o em sua reeleição. “Assim foi a nossa campanha, com muito respeito, carinho e agradecimento”. Ele ainda parabenizou a prefeita Eliana Gonzaga (PT) pela sua reeleição. “Estivemos ao seu lado e acompanhando essa sua reeleição podendo nos saindo vencedores, junto com o nosso povo que acreditou e acredita nesse nosso projeto”.
O seu planejamento para retribuir a confiança dos votos que recebeu, ele lembra que é vereador de toda a cidade e não apenas das pessoas que votaram nele. “Vou continuar lutando por cada da cidade para que tenhamos uma melhoria e consigamos chegar nos lugares onde ainda não tínhamos conseguido chegar, ajudando a melhorar a sua situação”.
Diminuição de vereadores
Sobre a diminuição da quantidade de vereadores da cidade já para o ano de 2025, foi fruto do censo realizado onde houve uma diminuição da população cachoeirana. Ele, como presidente da Câmara, disse que pretende trabalhar para essa situação ser revertida a médio prazo. “Essa não é uma decisão local, é do censo que é feito de dez em dez anos. Ele foi feito num momento de dificuldade de acesso a todo o campo da nossa cidade, de pandemia, e que ele apurou que houve uma diminuição na população. Com base na Constituição, automaticamente se diminui o número de vereadores na Câmara”.
Para melhorar essa situação, ele diz que os vereadores devem buscar projetos para a cidade para que ela passe ser mais atrativa para a vinda de novas pessoas. “Vamos ainda acompanhar de perto o novo censo para que nele não exista a possibilidade de ter um erro. Não que eu esteja dizendo que houve erro, mas precisamos verificar de perto, monitorando e ajudando os recenseadores para ir em cada canto da nossa cidade junto com a Prefeitura, que precisa também acompanhar”.
Laelson ressalta que tem muitas pessoas em Cachoeira que vem de cidades vizinhas frequentar o seu comércio. “Muitas delas são passageiras, que vem apenas para trabalhar e retornam para as suas cidades ou que vem aqui apenas para estudar. Alunos da UFRB e IANE quando perguntados se moram aqui, respondem muitas vezes que não moram aqui, que estão aqui só estudando e não contabilizam para o censo. Ou seja, na rua você tem a impressão que temos uma grande população, mas de fato essas pessoas não são moradoras da nossa cidade e não contabilizam”.
O que eles pretendem, como vereadores e Prefeitura, é buscar mais possibilidade de empregos, trabalho e mais segurança para a cidade, junto com o Governo do Estado. “Para que nossa cidade seja atrativa, assim como já é pela cultura e história dela, para pessoas que queiram morar e não apenas visita-la”.
Câmara Municipal
O vereador reeleito destaca, como projetos importantes aprovados nessa legislatura para o município, o que deu o titulo de Patrimônio Cultural e Imaterial o Terreiro Icimimó, quando ela vinha sofrendo diversos ataques na cidade. “Apresentamos esse projeto para fortalecer e resguardar esse espaço sagrado. Outros vereadores também apresentaram projetos de patrimonialização, como a Festa da Ostra e diversos outros votados na Câmara”.
Na questão administrativa da Casa, o presidente afirmou que tem no local uma equipe qualificada e técnica que trabalhou muito, abrindo o espaço para a sociedade, transformando-o em um local de visitação e fortalecendo a nossa cidade. “Ainda não sabemos como ficará a presidência no próximo ano para fazermos os estudos e verificar a viabilidade de um concurso público. Temos um número reduzido de servidores e precisamos estudar com carinho a questão financeira para que faça algo com cidade”.
Candidato a presidente
Como o seu mandato de presidente se encerra no dia 31 de dezembro, junto com o atual mandato, em 1º de janeiro o vereador mais velho conduzirá a presidência fazendo um processo novo de eleição. No caso, será a vereadora Angélica Sapucaia a presidente interina. “Eu vou disponibilizar o meu nome aos colegas vereadores para que seja apreciado entre eles e concorramos nesse pleito, que é um novo mandato e não uma reeleição”.
Flica
A Câmara, historicamente, vem servindo como espaço da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), maior festa literária do Norte/Nordeste, ressalta o atual presidente. “O curador da Flica nos enviou um ofício pedindo nosso espaço para que fosse pautado o espaço do Reconversa com os artistas cachoeiranos e mais um palco montado. Temos um termo de parceria entre a Flica e a Câmara para que esse espaço de grande importância também seja espaço da cultura”, finalizou.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



