Sexta, 18 de Outubro de 2024 17:27
75 9 9702 9169
Política Cachoeira

Mais votado, vereador reeleito Laelson de Roxo colocará seu nome mais uma vez para a Presidência da Câmara

Vereador agradece a votação expressiva, 774 votos, e fala sobre trabalho realizado na Casa.

18/10/2024 13h58 Atualizada há 3 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Laelson de Roxo (PSB) - Foto: Boca de Forno News
Laelson de Roxo (PSB) - Foto: Boca de Forno News

O presidente da Câmara Municipal de Cachoeira, reeleito vereador nas eleições deste ano, Laelson Luis Ferreira Bispo, mais conhecido como Laelson de Roxo (PSB) foi o entrevistado desta sexta-feira (18) programa Rádio Total das Rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM. Laelson foi o mais votado da cidade com 774 votos. Essa votação expressiva ele atribui ao povo, ao seu trabalho e ao trabalho da sua equipe. “É o reconhecimento de estar ao lado do nosso povo, ouvindo-o, sendo democrático, sabendo se posicionar no momento e em defesa dele. Essa é uma votação de compromisso, de uma população que entende que Laelson é um defensor seu”.

Ainda conforme Laelson, ele foi votado em cada comunidade da cidade, tanto na zona rural como na sede. “Tivemos voto em cada canto da nossa cidade e um voto de reconhecimento de pessoas que acreditam e confiam em nossa atuação na Câmara. Voto de pessoas que nem conversaram comigo e eu pedir o seu voto por pura aprovação do que fazemos em defesa do nosso povo”.

Ele ainda agradeceu a todos os colaboradores da Câmara, que teve o com ele o compromisso de ajuda-lo, na função de presidente, a tratar as demandas da Casa. “Se eu consigo tratar todas as demandas e consigo me relacionar bem com todos os vereadores, conseguimos andar melhor. Se eu tenho uma Câmara que eu não consigo iniciar, termina prejudicando também o nosso mandato”.

Laelson agradeceu ainda a sua família que não “arredou o pé” das comunidades, ajudando-o em sua reeleição. “Assim foi a nossa campanha, com muito respeito, carinho e agradecimento”. Ele ainda parabenizou a prefeita Eliana Gonzaga (PT) pela sua reeleição. “Estivemos ao seu lado e acompanhando essa sua reeleição podendo nos saindo vencedores, junto com o nosso povo que acreditou e acredita nesse nosso projeto”.

O seu planejamento para retribuir a confiança dos votos que recebeu, ele lembra que é vereador de toda a cidade e não apenas das pessoas que votaram nele. “Vou continuar lutando por cada da cidade para que tenhamos uma melhoria e consigamos chegar nos lugares onde ainda não tínhamos conseguido chegar, ajudando a melhorar a sua situação”.

Diminuição de vereadores

Sobre a diminuição da quantidade de vereadores da cidade já para o ano de 2025, foi fruto do censo realizado onde houve uma diminuição da população cachoeirana. Ele, como presidente da Câmara, disse que pretende trabalhar para essa situação ser revertida a médio prazo. “Essa não é uma decisão local, é do censo que é feito de dez em dez anos. Ele foi feito num momento de dificuldade de acesso a todo o campo da nossa cidade, de pandemia, e que ele apurou que houve uma diminuição na população. Com base na Constituição, automaticamente se diminui o número de vereadores na Câmara”.

Para melhorar essa situação, ele diz que os vereadores devem buscar projetos para a cidade para que ela passe ser mais atrativa para a vinda de novas pessoas. “Vamos ainda acompanhar de perto o novo censo para que nele não exista a possibilidade de ter um erro. Não que eu esteja dizendo que houve erro, mas precisamos verificar de perto, monitorando e ajudando os recenseadores para ir em cada canto da nossa cidade junto com a Prefeitura, que precisa também acompanhar”.

Laelson ressalta que tem muitas pessoas em Cachoeira que vem de cidades vizinhas frequentar o seu comércio. “Muitas delas são passageiras, que vem apenas para trabalhar e retornam para as suas cidades ou que vem aqui apenas para estudar. Alunos da UFRB e IANE quando perguntados se moram aqui, respondem muitas vezes que não moram aqui, que estão aqui só estudando e não contabilizam para o censo. Ou seja, na rua você tem a impressão que temos uma grande população, mas de fato essas pessoas não são moradoras da nossa cidade e não contabilizam”.

O que eles pretendem, como vereadores e Prefeitura, é buscar mais possibilidade de empregos, trabalho e mais segurança para a cidade, junto com o Governo do Estado. “Para que nossa cidade seja atrativa, assim como já é pela cultura e história dela, para pessoas que queiram morar e não apenas visita-la”.

Câmara Municipal

O vereador reeleito destaca, como projetos importantes aprovados nessa legislatura para o município, o que deu o titulo de Patrimônio Cultural e Imaterial o Terreiro Icimimó, quando ela vinha sofrendo diversos ataques na cidade. “Apresentamos esse projeto para fortalecer e resguardar esse espaço sagrado. Outros vereadores também apresentaram projetos de patrimonialização, como a Festa da Ostra e diversos outros votados na Câmara”.

Na questão administrativa da Casa, o presidente afirmou que tem no local uma equipe qualificada e técnica que trabalhou muito, abrindo o espaço para a sociedade, transformando-o em um local de visitação e fortalecendo a nossa cidade. “Ainda não sabemos como ficará a presidência no próximo ano para fazermos os estudos e verificar a viabilidade de um concurso público. Temos um número reduzido de servidores e precisamos estudar com carinho a questão financeira para que faça algo com cidade”.

Candidato a presidente

Como o seu mandato de presidente se encerra no dia 31 de dezembro, junto com o atual mandato, em 1º de janeiro o vereador mais velho conduzirá a presidência fazendo um processo novo de eleição. No caso, será a vereadora Angélica Sapucaia a presidente interina. “Eu vou disponibilizar o meu nome aos colegas vereadores para que seja apreciado entre eles e concorramos nesse pleito, que é um novo mandato e não uma reeleição”.

Flica

A Câmara, historicamente, vem servindo como espaço da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), maior festa literária do Norte/Nordeste, ressalta o atual presidente. “O curador da Flica nos enviou um ofício pedindo nosso espaço para que fosse pautado o espaço do Reconversa com os artistas cachoeiranos e mais um palco montado. Temos um termo de parceria entre a Flica e a Câmara para que esse espaço de grande importância também seja espaço da cultura”, finalizou.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.