Sexta, 18 de Outubro de 2024 02:19
75 9 9702 9169
Política Gov. Mangabeira

Prefeito Marcelo Pedreira quebra tabu de 36 anos e elege sua sucessora

Prefeito conseguiu eleger Manuela, que foi sua secretária de Agricultura e Meio Ambiente.

17/10/2024 09h01 Atualizada há 17 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Notícias do Recôncavo
Foto: Notícias do Recôncavo

O prefeito da cidade de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, falou sobre a vitória da candidata que foi apoiada por ele nas últimas eleições. Manuela, do PP, teve 8.417 votos, 56,46% dos votos válidos. A eleição em Governador Mangabeira teve 15.596 votos totais, o que inclui 218 votos brancos, 1,40% dos votos totais, e 469 votos nulos, 3,01%.

A abstenção foi de 3.336 eleitores, 17,62% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade. O vice-prefeito eleito em Governador Mangabeira é Luiz de Zuquinha, do UNIÃO. Conforme o atual prefeito, a eleição de Manuela se deve ao trabalho que foi realizado na cidade nos seus dois mandatos. “Essa vitória coroa todas as mudanças, avanços e transformações que fizemos em Governador Mangabeira nos últimos oito anos. É um trabalho que consolidou o protagonismo do município e trouxe para ele serviços públicos que trouxeram qualidade de vida para as pessoas”, disse.

Esse trabalho, diz ainda o prefeito, refletiu nas urnas o que ele já tinha visto de aprovação e confiança da população em sua gestão. “Com isso, tivemos a oportunidade de criar um grupo político com forças de todos os cantos da cidade e isso foi confirmado no último dia 6 de outubro com a vitória consagradora de Manuela e Luiz de Zuquinha, com a maior votação nominal de uma prefeita de todos os tempos da cidade”. O seu grupo político elegeu ainda nove dos onze vereadores que farão o Legislativo a partir de 2025.

A escolha de Manuela foi feita veio logo após a eleição de 2022, quando ele começou a fazer avaliações internas de nomes que se colocavam com a possibilidade de poder liderar esse processo de sucessão municipal. “Passei o final do ano de 2022 e o início de 2023 avaliando com pesquisas para consumo interno e em conversas tanto políticas, com os partidos e lideranças, mas principalmente com a população. Já em junho de 2023 já havia consolidado com muita convicção que o nome de Manuela era o que mais aglutinava dentro do grupo e ele soube se colocar muito bem dentro dele, sem nenhum tipo de restrição”.

Conforme o prefeito, Manuela conseguiu unificar todas as correntes que formam o grupo e se identificou muito com a população, resultado do excelente trabalho que ela fez a frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. “Ela criou uma identidade muito forte com as pessoas e eu sentia isso nas conversas e nas visitas. As pessoas, espontaneamente, colocando que o nome do nosso grupo deveria ser o de ela”.

A partir do segundo semestre de 2023, ele afunilou esse processo, culminando com o pré-lançamento da candidatura de Manuela em dezembro de 2023 e a partir dali, ressalta Marcelo, foi pé na estrada para firmar cada vez mais o seu nome a avançar politicamente e conquistar a vitória em outubro de 2024.

Questionado sobre se, diante desses requisitos citados por ele para a escolha do nome de Manuela, foi fácil convencer aqueles pretendentes dentro do grupo que o nome poderia ser o dela, o prefeito disse que tudo foi feito com muita maturidade. “Todas as pessoas que tinham legítima pretensão, e isso era importante para o grupo, eu sempre dizia as pessoas que ruim é se a gente chegasse num momento em que eu não poderia ser candidato e tivéssemos falta de nome. Mas todos aqueles que se colocaram para essa disputa compreenderam que o momento político favorecia o nome de Manuela por um conjunto de elementos, tanto políticos quanto de afinidade com a população. E graças a Deus essa foi uma escolha unânime”, destaca.

Criou-se ainda, no segundo semestre de 2023, um conselho político. Esse conselho era composto por todos os presidentes de partidos e todos os integrantes do nosso grupo que já exerceram o mandato como ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, o atual vice-prefeito Orlandinho, os vereadores de mandato, todos os ex-vereadores. “E dentro desse conselho político nós avançamos para o consenso e tivemos a oportunidade de, de forma unânime, indicar o nome de Manuela como aquele que representava todas as correntes e possibilidades políticas no nosso grupo”.

Marcelo lembra que em Governador Mangabeira era até um tabu onde tinha reeleição, mas há 36 anos que não se conseguia fazer sucessão. “E graças a Deus eu consegui ser eleito em 2016, reeleito em 2020 e consegui agora, com nosso grupo, com a permissão de Deus e com a força do povo de Governador Mangabeira, acabar com esse tabu e consegui a sucessão da nossa administração. Eu estou realmente muito feliz com isso. Coroa com resultado de 30 anos de dedicação ao município de Governador Mangabeira”.

Marcelo já foi vereador, presidente da Câmara Municipal da cidade e vice-prefeito. Perdeu duas eleições para o Executivo, mas não deixou de ser uma voz sempre firme na liderança da oposição do município, construindo um trabalho continuado com a população. “Chegou o meu momento de prefeito. Estou concluindo esse trabalho de oito anos e muito feliz porque sinto que Governador Mangabeira continuará em boas mãos. É claro que ela terá as suas características próprias, com a sua identidade, mas com o formato de governar que nós aplicamos e que é amplamente aprovado pela população”.

Ele já está se organizando para deixar a prefeitura no dia 31 de dezembro e que em 1º de janeiro Manuela tome a posse para que ela pra que ela comece a trabalhar. “Já começamos a fazer uma transição administrativa. Estamos nesse trabalho de conclusão do mandato, mas já passando para Manuela todas as informações, deixando-a com muita liberdade de poder dialogar, construir o próximo governo que eu disse durante toda a campanha”.

A sua experiência, como político e como gestor estarão sempre a disposição dela, garante Marcelo. “Deixo de ser prefeito, mas não saio de Governador Mangabeira, não deixo de ser político, de ser uma liderança e estarei, claro, sempre a disposição para contribuir para que ela faça uma grande gestão. Eu tenho muita confiança que Manuela está preparada, é competente e determinada para fazer um trabalho ainda mais exitoso do que o que eu fiz. Até porque ela vai encontrar uma Governador Mangabeira totalmente diferente da que a que eu encontrei”.

Ele lembra que a cidade que encontrou há oito anos era uma cidade desacreditada, desaparelhada e completamente endividada. “Uma cidade onde nada funcionava. E hoje ela vai encontrar uma cidade pronta, com todos os serviços públicos acontecendo de uma forma positiva, todas as unidades da prefeitura muito bem aparelhadas e organizadas, com o município adimplente, com recurso em caixa para colocar em prática o seu plano de governo. Ela vai ter a oportunidade de já começar fazendo um trabalho diferente do que eu tive que fazer. Eu passei praticamente os anos de 2017 e 2018 fazendo um trabalho interno, de arrumação da casa, de recuperação do crédito do município”, diz.

O seu maior desafio, como prefeito, era sair da prefeitura da mesma forma que entrou. “Com respaldo popular, com credibilidade com as pessoas e de cabeça erguida pela porta da frente. Graças a Deus, chegamos hoje ao oitavo ano da nossa administração com 85% de aprovação popular, podendo entrar e sair de todos os cantos de Governador Mangabeira contando com o carinho e com a confiança das pessoas”.

Ele diz ainda que terá a tranquilidade de, no dia 1º de janeiro, fazer a entrega oficial das chaves do município a Manuela. “Ela passará a cuidar de novos projetos, novos desafios”. Sobre seu futuro político, informações dão conta de que ele será candidato a deputado federal. Perguntado se tem veracidade essa informação, Marcelo afirmou que disse, durante a campanha, para algumas pessoas que o perguntaram sobre esse assunto. “O meu projeto de vida era construir esta sucessão porque isso coroava também todo um trabalho de dedicação que eu tive últimos oito anos e ao longo da minha vida e dos últimos 30 anos. Mas não nego para ninguém que eu entendo que a nossa região hoje carece de uma liderança estadual. Existe um vácuo na nossa região. Os municípios todos tem representantes. São pessoas que vem ao recôncavo, mas que não são genuinamente inseridas no dia a dia da nossa região”.

Por isso, ele tem discutido isso e pretende conversar com as lideranças estaduais agora no mês de outubro e depois pretende conversar com as lideranças políticas regionais. “Os prefeitos, ex-prefeitos aqui da região e não posso deixar de afirmar que eu pretendo colocar o meu nome a disposição de um projeto que possa liderar um movimento de fortalecimento do Recôncavo”.

Para finalizar, ele diz se vai fazer indicações no secretariado da prefeita eleita Manuela. “Da mesma forma que eu fiz quando construí as minhas duas gestões, quero dizer que essa é uma decisão de quem dirige. É uma decisão de Manuela, mas consensuada com o grupo político. Eu digo sempre que a gente não tem que estar preocupado em indicar posições, temos que escolher pessoas qualificadas e preparadas”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.