Quinta, 12 de Setembro de 2024 11:40
75 9 9702 9169
Feira de Santana Expofeira 2024

Após quatro anos, Expofeira está de volta ao Parque de Exposições

A festa começa no dia 1º de setembro e vai até o dia 8.

30/08/2024 12h06
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Alexandre Monteiro - Foto: Boca de Forno News
Alexandre Monteiro - Foto: Boca de Forno News

Alexandre Monteiro, secretário de Agricultura de Feira de Santana, falou sobre a Expofeira 2024. A abertura da festa acontece no dia 1º de setembro, domingo, às 16h. Segundo o secretário, o Parque João Martins da Silva passou por uma reforma geral e uma adaptação. “Nós temos aqui dentro do parque a construção da escola de zootecnia que ocupa dez mil metros quadrados da área dele. Tivemos que nos adaptar a esse novo momento, setorizando completamente a nossa feira. Você vai ter a oportunidade de ver aqui a parte infantil separada Vila do Conhecimento, do Caminho da Roça, da Vila Gourmet que nós fizemos aqui, da parte onde os animais serão expostos para o público em geral”, disse.

A abertura contará com a presença do prefeito Colbert Martins e diversas autoridades do agronegócio nacional e baiano para abrilhantar essa grande feira. “Essa é a volta da Expofeira. São quatro sem acontecer essa festa e resgatamos agora não só a feira, mas a credibilidade, principalmente junto a expositores, a criadores e ao público em geral que ama essa festa”.

Em relação a expositores, Alexandre disse que já são mais de 300 expositores confirmados. “Sem contar com a parte de alimentação, comidas, bebidas. São 115 pessoas que farão isso. Serão mais de 120 pessoas ligadas a agricultura familiar e principalmente ao artesanato local. Então temos uma feira uma feira extremamente bonita e completa para marcar a volta da Expofeira”, explica.

Os expositores são de todo o Brasil. “Temos expositores de Brasília, de São Paulo, do Rio de Janeiro e dos nossos vizinhos, nossos queridos Sergipe, Alagoas, mas a grande maioria é sim da região de Feira de Santana e da Bahia”.

Os espaços já foram comercializados. “Soltamos no dia 21 uma portaria abrindo a comercialização. “Fomos surpreendidos porque a parte de alimentação em menos de quatro horas foi completamente vendida. A parte de estandes, em um dia e meio nós vendemos completamente. A parte dos animais, por exemplo, do mangalarga marchador, em menos de três dias eles conseguiram vender todas as 250 vagas. O Campolina também comercializou muito rapidamente as baias que foram disponibilizadas para eles. Foi em torno de 120 baias. O mangalarga Paulista 50 baias. O pônei, o mini gado, o nelore, que vai estar presente também fechou de uma forma muito rápida, nos surpreendeu. Isso mostra que o público em geral, os expositores estavam sedentos pela volta da Expofeira”, diz.

Participarão da feira de empresas que comercializam implementos até as que comercializam alimentos. “A feira será extremamente diversificada, rica e quem vier aqui vai se surpreender”. O Caminho da Roça, que contempla não apenas a parte de alimentação como também as atrações musicais, a agricultura familiar, o artesanato, e aquelas pessoas que comercializam alimentos diversos, como por exemplo, o beiju, valorizando a tapioca que é uma coisa regional daqui da nossa terra. Será uma feira linda, bonita, organizada e extremamente setorizada para que a gente não tenha dificuldade de circular nela”.

As atrações do Caminho da Roça serão diversificadas. “Nós teremos desde o samba de roda ao sertanejo raiz, mas teremos também uma programação gospel que nós sabemos que existe uma parcela da população que gosta desse tipo de música. Teremos também apresentações pelas manhãs ligadas a ao público infantil, onde o objetivo é atender também esse público que é grande aqui. Temos lembranças afetivas que nos trazem aqui ao parque e esse público infantil é grande. É importante que a gente traga as nossas crianças para esse ambiente gostoso e saudável do agronegócio”.

O acesso ao parque para o cidadão que queira ir à festa será completamente pela Av. Nóide Cerqueira. “Está sendo montado, inclusive, agora pela manhã um portal, um pórtico que vai sinalizar essa entrada onde serão três vias: uma para entrada de veículos grandes, uma para a entrada de veículos de pequeno porte e a saída livre para que não tenhamos engarrafamentos. Temos duas mil vagas de estacionamento dentro do parque com o objetivo de receber com segurança e muito bem as pessoas que virão até aqui”.

O estacionamento foi licitado e a empresa fará a cobrança de um valor. “Mas pelo que verão aqui no Parque de Exposições, vale a pena as pessoas fazer o pagamento do estacionamento”. As expectativas de vendas e de arrecadação para o município, ele disse que na terça-feira, dia 10, quando acabar a feira, será feito um levantamento com Marcos Silva, do Sindicato do Comércio e após isso será feita a divulgação. “É óbvio que não só negócios serão feitos dentro do parque de exposições. A Expofeira movimenta toda a rede de restaurantes, o comércio ligado ao agronegócio, mas também a rede hoteleira e diversos outros setores que são movimentados. Com eles, será possível fazer esse levantamento e essa divulgação na terça-feira”.

Sobre segurança pública, o cidadão que for a Expofeira de uma segurança boa. “A garantia é total. São mais de 70 homens em turnos diferentes da Polícia Militar que estarão conosco aqui. Nós temos mais de 40 homens da Guarda Municipal e 50 seguranças contratados que farão também a segurança aqui.  Será uma festa segura, extremamente ligada a família. Nós teremos reconhecimento facial, as pessoas serão revistadas para não portarem armas de fogo ou objetos perfurocortantes. Tudo isso com o objetivo que dá de dar mais segurança para que a família se sinta bem circulando no Parque João Martins”, finaliza.

Foto

Foto

Foto

Foto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.