Sábado, 27 de Dezembro de 2025 11:17
75 98160-8722
Política Eleições 2024

Eleições municipais no país têm 967 candidatos registrados como transgêneros

Pela primeira vez, candidatos informaram sua identificação com o gênero designado no nascimento.

17/08/2024 09h04
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Ao menos 967 candidatos das eleições municipais de 2024 informaram ser transgênero, ou seja, não se identificam com o gênero designado no nascimento. O número representa 0,2% do total das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Esta é a primeira vez que a informação consta como obrigatória na ficha de registro de candidatura, que este ano também tem como novidade o preenchimento opcional da orientação sexual. Na disputa pelas prefeituras, há nove postulantes que se identificam como transgênero. A única que disputará vaga em uma capital é Duda Salabert (PDT), candidata por Belo Horizonte (MG).

A maioria (79,8%) dos candidatos se declarou cisgênero — ou seja, identifica-se com o gênero designado ao nascer. Outros 20% preferiram não divulgar a identidade declarada. Há também 341 candidatos que pediram que o nome social conste na urna eletrônica. Nome social é aquele com o qual pessoas transsexuais e travestis se identificam e são socialmente reconhecidas, e pode ser utilizado no título de eleitor desde 2018.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.