Quinta, 18 de Julho de 2024 01:48
75 9 9702 9169
Anúncio
Política Eleições 2024

MP do TCU quer pente-fino no financiamento de partidos e campanhas eleitorais

No documento, Furtado solicita que o Tribunal “avalie a razoabilidade” de gastos bilionários para essa finalidade.

10/07/2024 09h02
Por: Karoliny Dias Fonte: Agência Estado
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, apresentou uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo que a Corte faça um pente-fino no financiamento de partidos e campanhas eleitorais. No documento, Furtado solicita que o Tribunal “avalie a razoabilidade” de gastos bilionários para essa finalidade.

Ele avalia que o TCU deve fazer alguma coisa sobre a “destinação de recursos públicos para o financiamento de campanha por meio do fundo eleitoral e do fundo partidário em detrimento a outras destinações sociais”. A informação foi publicada pela revista Veja e confirmada pelo Estadão.

Só o PL, o partido com maior representação no Congresso Nacional, com 99 deputados e 14 senadores, receberá R$ 886 bilhões de fundo eleitoral.

Furtado argumenta que a ação é uma tentativa de evitar que os valores sejam usados irregularmente. “Considerando materialidade dos recursos envolvidos nos Fundos Partidário e Eleitoral, bem como os riscos inerentes à má utilização desses recursos, mais do que justifica a atuação do Tribunal de Contas da União, tendo em vista que se trata de dinheiros públicos, diretamente oriundos do orçamento da União”, disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.