Sábado, 18 de Maio de 2024 16:31
75 9 9702 9169
Educação Educação

Escuta Bahia mobiliza mais de 100 mil estudantes da rede estadual

O objetivo é compreender melhor as crianças e os adolescentes, identificando suas percepções em relação à escola.

11/05/2024 09h26
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / SEC
Foto ilustrativa: Claudionor Jr./SEC
Foto ilustrativa: Claudionor Jr./SEC

Com o objetivo de compreender melhor as crianças e os adolescentes, identificando suas percepções em relação à escola, estudantes de todo o país serão incentivados a participar de um amplo processo de escuta, que vai acontecer de 13 a 27 de maio, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Na Bahia, mais de 100 mil estudantes do Ensino Fundamental II da rede estadual (6º ao 9º ano) estão sendo estimulados a se envolverem nesta ação, dentro da campanha Escuta Bahia, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).   

A proposta é que o diagnóstico realizado a partir das informações coletadas contribuam para fortalecer o planejamento das ações pedagógicas e a contínua melhoria da oferta educacional dos anos finais da Educação Básica. 

Nos dias 15 e 16 de maio, a SEC vai realizar uma ação de mobilização em 262 unidades escolares e 38 anexos, por meio de rodas de conversas e outras dinâmicas. No dia 15 de maio, o público alvo será os estudantes do 6º e 7º ano; e no dia 16, vão participar as turmas do 8º e 9º ano. A partir do dia 17 de maio, às unidades escolares dos 417 municípios baianos vão iniciar a aplicação dos formulários, via link on-line, nos horários normais de aula.

O Escuta Bahia é uma ação estratégica que busca conhecer, de forma mais aprofundada, os estudantes, com o foco na aprendizagem, na participação, no clima e na convivência e inovação. Todo o trabalho de debates e trocas de percepções serão somados a iniciativas semelhantes, feitas com alunos das redes municipais, estaduais e distrital de todo o país, que, assim como a Bahia, vão contribuir, oferecendo subsídios, para o Programa Escola das Adolescências, que está sendo desenvolvido pelo Ministérios da Educação (MEC), junto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

São 14 perguntas elaboradas para que eles pensem na escola e identifiquem pontos que podem ser melhorados. Todas as respostas são anônimas e serão sistematizadas para apoiar escolas e redes de ensino no planejamento e na qualificação do Ensino Fundamental II. 

Preparação

Webinários preparatórios foram realizados, em abril, em uma parceria com o Consed e a Undime, reunindo especialistas e gestores, que compartilharam experiências e apresentaram sugestões de instrumentos de escuta. Ainda com o apoio, materiais e orientações foram disponibilizados para auxiliar as redes e escolas a realizarem a Semana da Escuta. As atividades poderão ser realizadas entre 13 a 20 ou de 20 a 27 de maio, de acordo com o calendário de cada rede, em escolas públicas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental em todo o Brasil. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.