Oberdan Cerqueira, presidente do Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia (Sindborracha), falou sobre as comemorações que a entidade realizou para o Dia do Trabalho, que é celebrado no dia 1º de maio. Conforme ele, estarem juntos por mais um ano é uma grande felicidade. “Agradeço a todos os nossos associados por eles entenderem a nossa importância e a de estarmos juntos por mais um ano comemorando essa data”.
A data foi comemorada em um evento em um clube social da cidade onde estiveram presentes os associados e seus familiares. Apresentaram-se Danilo Alves, Carlinhos Bahia e a Quixabeira da Matinha. “Quando o trabalhador tem um sindicato que luta por ele, é prova que ele sabe da importância da nossa existência. O trabalhador tem que ter a consciência de classe. Nada melhor do que ele entender que quando existe um sindicato que vai defende-lo seja na data base, seja no lazer, ele é um trabalhador privilegiado, pois é melhor ter alguém que defenda ela do que não ter ninguém”.
Oberdan diz ainda que os associados de todas as empresas as quais o sindicato representa, mesmo com o desmonte da CLT, os direitos conquistados pela categoria foram mantidos. “O trabalhador está entendendo aos poucos a nossa importância. Porque sabe que é melhor o sindicato procurar patrão do que eles mesmo porque estamos no coletivo”.
São ao todo em média 1500 associados do sindicato. A base maior deles fica em Feira de Santana. “Mas atingimos todo o estado da Bahia, com exceção de Salvador e da região metropolitana e a região de Ilhéus e Itabuna”.
Como conquista de 2023/2024, o presidente afirmou que conseguiu ampliar no acordo realizado a pouco tempo com a empresa Pirelli para que a licença paternidade aumentasse de cinco para 20 dias e a licença maternidade passou de quatro para seis meses. “Estamos buscando essa mesma conquista para as outras empresas. Estamos avançando. Cláusulas sociais são importantes porque são conquistas que nós buscamos. E ela vai estar lá. No dia que você precisar, estará lá”, disse.
Ele considera todas as conquistas do sindicato boas porque para que todas elas acontecessem foi preciso negociações. “Sempre digo que nosso slogan é negociar, dialogar. Na força não se consegue nada até porque se dependesse dela o touro conseguiria tudo. Conseguimos tudo no diálogo e por isso nosso sindicato está sempre aberto para o diálogo. Temos força, sabedoria e o trabalhador entende que a nossa força está nisso”. Oberdan ainda agradeceu toda a sua diretoria pela ajuda dada a ele nas lutas do sindicato.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas