Na última terça-feira (30), o palestrante Erison Santos, filho de Feira de Santana que fez uma carreira de sucesso na Europa como jogador de futebol, esteve na cidade para realizar uma de suas apresentações motivacionais em vendas. Erison hoje está morando em Londrina. A palestra foi realizada Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS) em parceria com o Sebrae.
De jogador de futebol a palestrante, Erison explicou como se deu a mudança. Ele disse que sempre foi sonhador, batalhou e buscou sempre fazer tudo com excelência desde o seu início como vendedor ambulante. “Me preocupei sempre de entregar um suco com excelência e de buscar os melhores salgados possíveis para poder atender as pessoas. E descobri que quando você se propõe a fazer algo em prol das pessoas com excelência, você vai obter resultado. Quando existe um proposito maior, que não seja financeiro, você vai alcançar”, diz.
Ele agradeceu ainda a ACEFS e ao Sebrae por traze-lo a cidade e a todas as pessoas que se fizeram presentes para assistir a sua palestra. Lembrou que quando jogava futebol, seu objetivo nunca foi se tornar um atleta milionário, mas atingiu porque existia um propósito maior. “Quando me tornei vendedor, era apaixonado por isso e queria atender as pessoas com tudo que pudesse fazer e isso gerava uma venda”.
Erison percebeu que esses aprendizados poderiam ser compartilhados com as pessoas. “A palavra palestrante é a que eu uso para poder ter o direito de compartilhar, mas me sinto igual a todos e estou apenas compartilhando casos de sucesso e os desafios que enfrentei para que as pessoas possam entender que é possível, sem ferramentas e sem recursos, alcançar seus resultados”.
A sua história, ressalta, é também a história do feirense que luta diariamente com um sorriso no rosto para enfrentar os desafios e atingir os seus sonhos. “A minha primeira faculdade foi a feirinha da Estação Nova, quando com minha mãe e aos 10 anos, eu vendia frango e essa foi uma escola para mim. Hoje compartilho com as pessoas todos esses ensinamentos”.
Para ser um bom vendedor, Erison disse que a pessoa precisa se preparar muito. Dentro da preparação, é preciso gostar realmente de pessoas porque você tratará o tempo inteiro com elas. “Não tem como se desconectar das pessoas e a venda é consequência de tudo o que você faz. Você precisa de estratégias. A minha era ajudar as pessoas precisando, como carregar uma sacola de uma pessoa que está cheia delas. E, como palestrante, percebi que esse é um grande diferencial. Algo que começa como uma estratégia, mas também que você ajuda a quem precisa”.
O amar ao próximo é isso, fazer algo por alguém se esperar nada em troca, diz. “Era justamente o que eu fazia. Era a minha estratégia daquele momento que acabava me beneficiando e ajudando a pessoa. Ajudar alguém é obrigação de estarmos ou não vendendo algo. Isso conquistava o cliente que comprava comigo em uma outra oportunidade. Até hoje os clientes perguntam por mim para a minha mãe. A vida é isso, marcar as pessoas para que ela gere confiança e quando você tiver necessidade de vender ou oferecer alguma coisa terá um resultado positivo”.
Erison atleta começou no Astro em 1998, representando o Brasil na Copa do Mundo na França onde se saiu como vice-campeão, jogando as preliminares de Brasil e Holanda. “Depois disso, em 1999, fui para Londrina por onde passei pela Portuguesa Londrinense, pelo PSTC, Vasco da Gama, São Bento de Sorocaba e depois tive três temporadas no México e Romênia, passei ainda pela Bulgária, Malásia, onde joguei o Champions League da Ásia e o Vietnã”.
Como mensagem que deixa para quem quer ser vendedor e ainda não tem a técnica, Erison diz para que ele busque capacitação, organizações como a ACEFS com profissionais capacitados para que você possa se aprimorar. “As vezes a pessoa tem a habilidade, mas não sabe. Quando se conecta em eventos como esse, começa a descobrir que tem potencial, mas ele precisa ser despertado através dela mesmo ou de um profissional que tem entendimento”.
A mente pode ser ainda o principal inimigo dessas pessoas. “Se você não tem uma mente aberta, se limita e não busca esse autoconhecimento. Vive numa bolha e vive no mundo achando para sempre que tudo é daquela forma. Quando você busca capacitação, se desenvolve, trabalha a sua mente e percebe que tem habilidades, oportunidades que não enxergava antes”.
Genildo Melo, presidente da ACEFS, afirmou que a noite foi especial e esse era o propósito da entidade, levar grandes palestrantes e motivação para o empresariado. “Mostrar que o associativismo é algo importante para todos nós. A presença de Erison, com casa cheia e mais de 200 pessoas presentes, nos deu uma satisfação imensa de um trabalho que começou há um ano”.
O presidente disse ter sido apresentado a Erison pelo vice-prefeito da cidade, Fernando de Fabinho, amigo dele de longas datas, e desde então mantem contato esperando o melhor momento para traze-lo a ACEFS. “Através de uma parceria com o Sebrae, com o seu gerente Isailton Reis, que acolheu a nossa proposição, conseguimos realizar esse sonho. Erison fez uma palestra belíssimo, encantou e impactou todo o público presente. Tenho certeza que todos saíram um pouco melhor daqui de que quando entraram”.
Ele agradeceu ainda as pessoas que se fizeram presentes, que acreditaram em seu projeto e garantiu que está apenas começando. “Essa é a primeira palestra de várias que nós faremos até o mês de outubro em nosso projeto chamado “A Trilha do Empreendedor”. Outros palestrantes serão trazidos para falar de outros assuntos como finanças, contabilidade, enfim. Estamos muito satisfeitos com o resultado da palestra de hoje”, finalizou.
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 31°
Tempo nublado