Em Feira de Santana, 41 unidades de saúde da rede municipal (confira a lista no final da matéria) promovem, nas terças e quintas-feiras, o dia D para atendimentos de casos suspeitos de dengue. A medida da Secretaria Municipal de Saúde foi motivada pelo aumento de casos na cidade.
Os atendimentos incluem consultas médicas, cuidados de enfermagem com classificação de risco, hidratação venosa e oral, sala de espera confortável, busca ativa realizada por agentes comunitários de saúde e vacinação.
A coordenadora da atenção primária, Helen Costa, explica que os serviços de saúde não deixaram de ser prestados nos outros dias da semana, mas nos dias D será feita intensificado e haverá ofertas de alguns atendimentos específicos, como a hidratação venosa, que não será realizada fora desse período nos locais.
“A estratégia do dia D busca atrair pessoas com suspeita de dengue na fase inicial para que a gente possa intervir e orientar, prevenindo assim possíveis complicações que acontecem quando a pessoa não procura a unidade de saúde. Nosso objetivo também é diminuir a superlotação nas UPAS e policlínicas, que é o lugar onde as pessoas costumam ir para receber assistência”, pontuou.
A coordenadora destaca que pessoas que apresentarem sintomas, a exemplo de febre, dor de cabeça, nos olhos ou articulações são consideradas com suspeita de dengue. Até essa terça-feira (9), a Vigilância Epidemiológica confirmou 1.593 casos de dengue neste ano. Do total, 292 manifestaram sinais de alarme, 10 foram classificados como graves e três óbitos atestados.
Unidades com dia D:
Saúde Após recomendação do MP, secretário diz que Prefeitura já adequou TFD às normas e ampliou estrutura do serviço em Feira
Palavra de médico Junho Violeta: O “Palavra de Médico” deste domingo (14) alertou para violência contra idosos e combate mitos sobre o envelhecimento
Contaminação Comissão confirma incidente com material radioativo em São Paulo
Saúde Uso indiscriminado de corticoides pode causar glaucoma, catarata precoce e até cegueira irreversível, alerta oftalmologista
Saúde 14ª Conferência Municipal de Saúde reúne gestores, trabalhadores e usuários para discutir o fortalecimento do SUS em Feira
Vacina da dengue Saúde não tem prazo para concluir investigação da vacina do Butantan 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Tempo limpo


