Quinta, 28 de Agosto de 2025 10:49
75 9 9702 9169
Feira de Santana Chuvas em Feira

Choveu em Feira, que tragédia!

Por João Paulo Just Peixoto

03/04/2024 09h14
Por: Karoliny Dias Fonte: João Paulo Just Peixoto
Foto: Arte/Reprodução/Redes sociais
Foto: Arte/Reprodução/Redes sociais

Madrugada de 2 de abril de 2024, choveu em Feira de Santana. Pronto, está começando mais um dia caótico na Princesa do Sertão que, ultimamente, parece ter medo de água.

O que escrevo aqui não é mais novidade para nenhum feirense: sempre que chove o trânsito vira um caos. Sempre foi assim, admito, mas ultimamente as coisas têm ficado bem pior. Logo cedo, por volta das 6:30 da manhã, a Av. Fraga Maia já estava congestionada devido às lagoas que se formam nas partes mais baixas da avenida. Isso leva os condutores a reduzirem e procurar a faixa menos alagada para evitar que o motor pare no meio do caminho (mesmo assim encontrei um carro parado no meio do alagamento na Maria Quitéria). Um trajeto que costumo fazer em 10 minutos levou 40. Quatro vezes mais!

Mais tarde, por volta das 8:40, a Transnordestina também já via o caos devido ao alagamento na Zé Falcão. Quem estava na região da Cidade Nova, Parque Ipê e George Américo levaria uma eternidade para chegar ao centro da cidade. Infelizmente tive que me submeter a este trajeto também. Além do transtorno causado ao trânsito, o alagamento em Feira provoca um mau cheiro e uma sujeira dignos de um esgoto a céu aberto. Onde está o escoamento desta cidade?

Existe um documento de novembro de 2022 com o título “Consultoria e Apoio Técnico na Elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas do Município de Feira de Santana”. É possível baixar o documento neste link: https://www.feiradesantana.ba.gov.br/seplan/arq/PDMAPFS_Produto_P9A_Tomo_I_S%C3%ADntese.pdf

O Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas do Município de Feira de Santana (PDMAPFS) trata, dentre outras coisas, das medidas que devem ser tomadas para que haja uma drenagem adequada das águas pluviais que caem sobre nosso município. No momento em que escrevo este texto, o plano tem 1 ano e 4 meses completos, contando apenas a data indicada no documento. Mas apesar de haver um plano, parece que ninguém quer executá-lo. Em algumas entrevistas deste ano, após as chuvas intensas de fevereiro, membros do executivo municipal citam o tal plano. Porém, questiono: apesar de haver um plano foi preciso uma situação de caos intenso provocado pelas fortes chuvas para o plano ser lembrado? Qual a demora para executá-lo por completo? Ou será que apenas as áreas mais centrais são lembradas?

Enfim, a cada chuva em Feira precisamos nos preparar para um dia inteiro de transtornos em uma cidade de porte metropolitano. E ainda tenho que aturar a Prefeitura Municipal dizendo que Feira é uma cidade inteligente por que tem postes com luz de LED: https://www.feiradesantana.ba.gov.br/servicos.asp?titulo=Feira-vai-se-tornar-cidade-inteligente-com-nova-ilumina%C3%A7%C3%A3o-em-LED.html&id=1&link=secom/noticias.asp&idn=26353

Me poupe!

Por João Paulo Just Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.