A aprovação da PEC da Reeleição, proposta de emenda à Constituição, em dois turnos, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que permite que um deputado estadual tenha mais de um mandato na mesma legislatura, tem ligado o alerta para uma movimentação no plano de fundo. O projeto, que teve o voto favorável de 56 dos 63 parlamentares, deve alçar o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes, do PSD, a mais um mandato.
De autoria do deputado estadual Nelson Leal (PP), ex-presidente da Alba, a PEC também é uma articulação em conjunto com o também parlamentar da Casa, Niltinho (PP), para possibilitar mais uma reeleição ao atual presidente. A proposta contou com amplo apoio dos deputados, após um acordo de bastidores entre as bancadas de governo e da oposição. Apenas os deputados Hilton Coelho (PSOL), que se declara independente, e Junior Nascimento (União Brasil), rival de Adolfo em Campo Formoso, votaram contra a PEC.
Apesar de não assumir que gostaria de presidir a Casa, nos bastidores da ALBA, a aprovação é vista também como uma derrota para o líder do governo, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). O deputado chegou a demonstrar contrariedade a PEC no início das discussões, mas voltou atrás sobre o tema. Em 2017, Adolfo e Rosemberg foram coautores da PEC que acabou com a reeleição para presidente da ALBA. Agora, sete anos depois, a Casa volta atrás no regramento, com o voto favorável de ambos os deputados.
Eleições 2026 AtlasIntel: Jerônimo ultrapassa ACM Neto e venceria no 1º turno
Pesquisa AtlasIntel: Rui e Wagner lideram disputa pelo Senado na Bahia
Vinda a Bahia Lula reúne militância e aliados na Barra
Eleições 2026 Urnas eletrônicas entram na reta final de preparação para as eleições em Feira de Santana
Eleições Júnior Baiano declara apoio à reeleição de Binho Galinha a estadual
Polícia No Feiraguay, Colbert resgata atuação na pandemia e reforça compromisso com o comércio 
Mín. 18° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado


