Sábado, 27 de Dezembro de 2025 19:42
75 98160-8722
Política Política

Aprovação de PEC da Reeleição na AL-BA pavimenta caminho para mais um mandato de Adolfo Menezes

O projeto, que teve o voto favorável de 56 dos 63 parlamentares, deve alçar o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes, do PSD, a mais um mandato.  

22/03/2024 11h02
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

A aprovação da PEC da Reeleição, proposta de emenda à Constituição, em dois turnos, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que permite que um deputado estadual tenha mais de um mandato na mesma legislatura, tem ligado o alerta para uma movimentação no plano de fundo. O projeto, que teve o voto favorável de 56 dos 63 parlamentares, deve alçar o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes, do PSD, a mais um mandato.  

De autoria do deputado estadual Nelson Leal (PP), ex-presidente da Alba, a PEC também é uma articulação em conjunto com o também parlamentar da Casa, Niltinho (PP), para possibilitar mais uma reeleição ao atual presidente. A proposta contou com amplo apoio dos deputados, após um acordo de bastidores entre as bancadas de governo e da oposição. Apenas os deputados Hilton Coelho (PSOL), que se declara independente, e Junior Nascimento (União Brasil), rival de Adolfo em Campo Formoso, votaram contra a PEC. 

Apesar de não assumir que gostaria de presidir a Casa, nos bastidores da ALBA, a aprovação é vista também como uma derrota para o líder do governo, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). O deputado chegou a demonstrar contrariedade a PEC no início das discussões, mas voltou atrás sobre o tema.  Em 2017, Adolfo e Rosemberg foram coautores da PEC que acabou com a reeleição para presidente da ALBA. Agora, sete anos depois, a Casa volta atrás no regramento, com o voto favorável de ambos os deputados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.