A aprovação da PEC da Reeleição, proposta de emenda à Constituição, em dois turnos, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que permite que um deputado estadual tenha mais de um mandato na mesma legislatura, tem ligado o alerta para uma movimentação no plano de fundo. O projeto, que teve o voto favorável de 56 dos 63 parlamentares, deve alçar o atual presidente da Casa, Adolfo Menezes, do PSD, a mais um mandato.
De autoria do deputado estadual Nelson Leal (PP), ex-presidente da Alba, a PEC também é uma articulação em conjunto com o também parlamentar da Casa, Niltinho (PP), para possibilitar mais uma reeleição ao atual presidente. A proposta contou com amplo apoio dos deputados, após um acordo de bastidores entre as bancadas de governo e da oposição. Apenas os deputados Hilton Coelho (PSOL), que se declara independente, e Junior Nascimento (União Brasil), rival de Adolfo em Campo Formoso, votaram contra a PEC.
Apesar de não assumir que gostaria de presidir a Casa, nos bastidores da ALBA, a aprovação é vista também como uma derrota para o líder do governo, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). O deputado chegou a demonstrar contrariedade a PEC no início das discussões, mas voltou atrás sobre o tema. Em 2017, Adolfo e Rosemberg foram coautores da PEC que acabou com a reeleição para presidente da ALBA. Agora, sete anos depois, a Casa volta atrás no regramento, com o voto favorável de ambos os deputados.
Eleições 2026 ACM Neto minimiza apoio de prefeitos a Jerônimo na disputa ao governo da Bahia
Luto na política Morre Renato Rabelo, um dos principais líderes do PCdoB
Entrevista Ex-deputado Carlos Geilson esclarece rompimentos, alianças e trajetória política em entrevista ao Programa Boca de Forno
Política Em entrevista ao Boca de Forno, Zé Neto fala sobre possível aliança com Ronaldo, eleições e saída de Coronel da base
Cassado e preso Dez anos após impeachment, Cunha repete estratégia de Dilma para voltar à política
Encontro “Faço questão de manter cordialidade”, diz Bruno sobre encontro com Jerônimo 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas



