Circula nas redes sociais e no apps de mensagens um vídeo em que um homem diz que acabou de conversar com o general Oliver Stucker, do 20º Batalhão de Suprimentos do Estado de São Paulo, e que ele afirmou que promete colocar 25 mil soldados fardados na Avenida Paulista, no domingo, dia 25, em apoio a ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que é falso. O general e o batalhão citados na postagem não existem. O Exército Brasileiro nega a veracidade das informações. No próprio vídeo, em sua versão na íntegra, o homem diz que as informações são falsas e alerta para o consumo passivo de informações que circulam nas redes sociais. Esse alerta acabou omitido em algumas repostagens no X e usuários acreditaram se tratar de uma alegação verdadeira.
O vídeo, na sua versão completa, mostra o próprio homem desmentindo o que havia dito nos minutos iniciais da gravação. “Pessoal, essa informação que acabei dar, é uma informação falsa”. Ele justifica sua atitude: “Por que eu fiz isso? Primeiro, não podemos acreditar em tudo que vemos na internet. Não podemos, nós de direita, ser tão inocentes assim. E segundo: várias pessoas cobram sobre apoio das Forças Armadas. Gente, esquece, isso é crime. Num processo democrático, não se envolve as Forças Armadas em nenhum momento. Nós seremos um País de direita através do voto.”
No entanto, a versão cortada do vídeo, sem o desmentido, circula na rede social X, em que teve mais de 18 mil visualizações e 300 compartilhamentos. Ainda assim, mesmo a versão completa confunde internautas que, aparentemente, não assistiram ao vídeo todo. Nas postagens com o vídeo na íntegra, no YouTube e no Instagram, há comentários do tipo: “Parabéns general”, “Senhores Militares Patriotas sigam o exemplo” e “Parabéns para o Exército de São Paulo”.
Além do desmentido no próprio vídeo, não consta em pesquisas na internet a existência do citado general no Exército Brasileiro. Não há também um 20º Batalhão de Suprimentos do Estado de São Paulo, como mostra relação de unidades militares em São Paulo no site do Exército (confira aqui). A foto utilizada na postagem, que seria do suposto general, mostra, na verdade, o argentino Major General Cesar Milani, ex-comandante do Exército da Argentina.
Procurado, o Exército brasileiro negou a veracidade das informações transmitidas na parte inicial do vídeo. “O fato em questão é inverídico. Manifestações dessa natureza nas redes sociais desinformam a sociedade brasileira e fazem uso indevido da imagem da Força em circunstâncias que não correspondem à realidade dos fatos”, diz a nota.
Eleições 2026 ACM Neto minimiza apoio de prefeitos a Jerônimo na disputa ao governo da Bahia
Luto na política Morre Renato Rabelo, um dos principais líderes do PCdoB
Entrevista Ex-deputado Carlos Geilson esclarece rompimentos, alianças e trajetória política em entrevista ao Programa Boca de Forno
Política Em entrevista ao Boca de Forno, Zé Neto fala sobre possível aliança com Ronaldo, eleições e saída de Coronel da base
Cassado e preso Dez anos após impeachment, Cunha repete estratégia de Dilma para voltar à política
Encontro “Faço questão de manter cordialidade”, diz Bruno sobre encontro com Jerônimo 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas



