Sábado, 27 de Dezembro de 2025 22:44
75 98160-8722
Política Eleições 2024

Lucas Willian lança sua pré-candidatura a prefeito de Riachão do Jacuípe

Vereador lançou sua candidatura na manhã deste sábado (3).

03/02/2024 09h28 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News

Lucas Willian, vereador na cidade de Riachão do Jacuípe e que também já foi candidato a prefeito pelo PC do B, tenta mais uma vez essa empreitada. Lucas se lançou como pré-candidato a prefeito nas próximas eleições neste sábado (3), oficializando a sua intenção de ser prefeito da cidade. Em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, Lucas disse que está nessa caminhada para construir alternativas de forma consciente da necessidade dos eleitores de fazer mudanças na política e novos compromissos.

“Quero ainda assumir o protagonismo que a juventude precisa assumir para ser exemplo para os que sonham que as coisas podem mudar. É nessa realidade que estou caminhando, trilhando e conversando com todos”, disse.

Lucas não esconde que está animado em montar o seu grupo político para essa jornada. Ele disse estar conseguindo ampliar o dialogo com todos que estão na oposição. “Estamos vivendo um cenário de gestão extremamente desgastado e as pessoas tem muita vontade de mudar. Estou com esperança de que representemos essa mudança. A montagem do grupo é essa: diálogo, conversa, alternativas e vontade de mudança da população”, explica.

Política em Riachão

Desde que foi candidato na eleição passada, Lucas sempre dizia que o discurso da ideia de gerar emprego e renda na cidade teria que mudar. “O nosso rural, por exemplo, é abandonado. A renda do nosso povo pode estar no quintal da sua casa. Precisamos formar pessoas para que fiquem na zona rural e possam formar a sua renda, firme na crença de que ela pode ter muito mais que um salário e benefícios que um emprego formal pode trazer”, diz.

O vereador é firme na ideia de capacitar as pessoas. “Existe alternativa, existe espaço. O que não existe muitas vezes são pessoas capacitadas para eles. Vamos construir essa alternativa através de formação continuada, capacitação profissional e o incentivo as técnicas da zona rural para garantir que quem está nela não saia. Porque quando o jovem sai de lá para a sede, muito provavelmente será um desempregado. Na zona rural ele pode gerar desenvolvimento, sustentabilidade, renda e isso diminuirá o desemprego e falta de dinheiro na população”.

Atual administração municipal

Lucas disse que classifica a atual administração do prefeito Carlos Matos como inerte em muitos aspectos. “Infelizmente. Não acontece, as pessoas não sabem o que está acontecendo e pouco faz. As pessoas não identificam ações do município. Não consigo dizer que ele é bom ou ruim, ele é devagar”.

O vereador explica o “devagar”. “As obras começam e não terminam, as pessoas não conseguem ter alternativas. Tenho dito por onde passo que a nossa pré-candidatura é um convite as pessoas a voltar a sonhar e a ter esperanças porque realmente as pessoas andam desiludidas e descrentes de que o poder público possa fazer algo por elas”.

UBV

A frente da UBV, União Baiana de Vereadores, Lucas ressalta que ela foi criada há um ano e vem congregando vereadores de toda a Bahia. “A nossa intenção é melhorar a situação do Legislativo Municipal quanto garantir também que os nossos filiados estejam bem preparados para uma disputa eleitoral. Não queremos apenas a melhora do Legislativo, mas que os nossos filiados tenham vantagem de informação e capacidade de vencer as eleições”.

A entidade promove cursos, tira dúvidas, faz assessoria técnica e jurídica. “Atuamos nos mais diversos sentidos para que o vereador seja melhor no trato com as pessoas, orientando-as, buscando, dialogando, encontrando alternativas para o dia a dia. Compreendemos, como vereador, que o legislador que lida com o pessoal na ponta é quem sabe quais são os problemas do povo. Estamos aqui para auxiliar e construir alternativas”.

Mudança na política com a juventude

Lucas disse que vê o interesse da juventude por política com algo natural. Isso porque o movimento de mudança na política independe da vontade das pessoas porque ele tem que acontecer. “Como diria Elis Regina, o novo sempre vem.  Precisa se abrir espaço para que o novo possa nascer. É nesse sentido que trabalhamos, para que não apenas a renovação aconteça, mas que ela venha trazendo benefícios e melhorando o nosso cenário”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.