Mesmo diante de toda expectativa de que o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), fosse anunciado neste último domingo (17) como o nome que representaria o grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para disputar a Prefeitura de Salvador no ano que vem, o comunicado oficial, mais uma vez, foi deixado para depois.
O conselho político se reuniu por mais de duas horas no Palácio de Ondina. Além de Jerônimo, participaram da reunião deste fim de semana os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar (PSD), e os presidentes estaduais do PT, Éden Valadares; do PSB, a deputada federal Lídice da Mata; do MDB, Alex Futuca; do PCdoB, Geraldo Galindo; do Solidariedade, o deputado estadual Luciano Araújo; do Podemos, Heber Santana; e do Avante, Ronaldo Carleto.
Também esteve presente o presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, e os secretários estaduais Luiz Caetano (Relações Institucionais), Adolpho Loyola (Chefe de Gabinete) e Afonso Florence (Casa Civil).
Segundo informações obtidas pela Tribuna da Bahia, dos seis partidos presentes, quatro líderes na reunião do conselho expressaram apoio a Geraldo como o candidato da base aliada, mas o anúncio não ocorreu devido à objeção dos presidentes do PT e do PCdoB. Entre os apoiadores do vice-governador estavam o senador Otto Alencar (PSD), Ronaldo Carletto (Avante), Heber Santana (Podemos) e Luciano Araújo (Solidariedade).
Lá, Otto retirou oficialmente a pré-candidatura do deputado federal Antonio Brito (PSD). O senador Jaques Wagner (PT) também expressou apoio a Geraldo.
Durante a reunião, Éden Valadares defendeu uma "troca" com a seguinte condicionante: se o PT abrisse mão da pré-candidatura do deputado estadual Robinson Almeida na capital, o MDB deveria retirar de campo o nome da vereadora Lúcia Rocha em Vitória da Conquista, que lidera as pesquisas.
O petista quer que o cabeça de chapa da base de Jerônimo seja o deputado federal Waldenor Pereira, que já tem o apoio do PCdoB. Lúcio Vieira Lima, então, descartou a possibilidade de retirar a pré-candidatura da emedebista em Conquista.
Diante do impasse no Sudoeste baiano, Éden Valadares e Geraldo Galindo solicitaram um tempo para dialogar com as lideranças partidárias sobre a retirada das pré-candidaturas de Robinson Almeida e da deputada estadual Olívia Santana, respectivamente, em Salvador. Jerônimo estabeleceu um prazo até quinta-feira (21) para que essa decisão seja tomada.
Ele, inclusive, divulgou um registro da reunião nas redes sociais, confirmando que o afunilamento do processo iniciaria já ontem, ontem. "Realizaremos reuniões bilaterais para afunilar a posição a respeito das quatro maiores cidades: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari. Agradeço o empenho e dedicação do conselho para tomarmos os melhores rumos para a nossa Bahia. Estamos reunindo todos os esforços para anunciar as pré-candidaturas unificadas ainda este ano", escreveu o governador.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



