Domingo, 28 de Dezembro de 2025 00:42
75 98160-8722
Política Câmara de Feira

José Carneiro afirma que grupo de vereadores pedirá afastamento de Eremita Mota da presidência

Conforme o líder do Governo, Eremita tem prevaricado e cometido atos antidemocráticos e ditatoriais.

14/12/2023 15h21
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O líder do Governo, vereador José Carneiro (MDB), afirmou que um grupo de vereadores está se reunindo com o objetivo de entrar com um pedido de afastamento da presidente da Câmara de Feira de Santana, a vereadora Eremita Mota (PSDB). “Existe hoje uma vontade da maioria dos vereadores e estamos reunindo os vereadores para contratar uma assessoria jurídica para pedir o afastamento dela junto a Justiça por improbidade administrativa”, disse.

Segundo o vereador, Eremita prevarica todos os dias, comete atos arbitrários, contrariando a Lei Orgânica do Município (LOM) e o Regimento da Casa. Ela acha que pode tudo por ser presidente e não é assim. Ela tem que entender que a presidência está ali para cumprir o que manda a LOM e o Regimento. Pelo fato de ser presidente ela não pode tudo, pode o que permitir o Regimento”, diz.

O movimento começou nesta quinta-feira (14) diante da atitude que José Carneiro considera como antidemocrática e ditatorial da presidente quando eles tomaram conhecimento de que ela achou que votou mesmo o Orçamento sem o conhecimento de nenhum vereador e da imprensa. Desafio se foi publicado na imprensa qualquer ato de votação do Orçamento”.

O vereador disse que ninguém tomou conhecimento dessa votação que a presidente disse ter existido e as emendas modificativas não foram publicadas. “Como ela pode aprovar um Orçamento sem publicar as emendas? Qual foi o critério que ela adotou para escolher ou votar as emendas apresentadas? Tem que ser debatido no plenário da Casa”.

Carneiro voltou a dizer que a presidente comete atos antidemocráticos, ditatoriais e que contrariam a lei, o Regimento e a LOM, e, consequentemente, pode pagar caro por isso. “Eremita pode perder o mandato de presidente”.

Por enquanto, Zé disse que o grupo entrou com um mandado de segurança pedindo a Justiça que determine o cumprimento do Regimento Interno da Casa que, de acordo com o vereador, está sendo rotineiramente descumprido. “Estamos pedindo que ela coloque o Orçamento do Município em votação. Nesta quarta-feira (13), Eremita atropelou o Regimento e afirmou que a matéria já havia sido votada”, explica.

A reportagem do site Boca de Forno News tentou entrar em contato com a presidente da Casa da Cidadania, a vereadora Eremita Mora, mas não obteve sucesso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.