O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Bahia deve aumentar nos próximos meses. Isso porque o governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o projeto de lei que altera a alíquota do ICMS no estado, que passa de 19% para 20,5%. A proposta consta no Diário Oficial do Legislativo (DOL).
Em mensagem encaminhada à Casa, na última sexta-feira (27), o chefe do Executivo justifica a mudança como “necessidade de recompor os níveis atuais da receita estadual, em função da elevada perda de arrecadação decorrente dos recentes entendimentos firmados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à aplicação da alíquota modal como limite na incidência do ICMS sobre as operações com energia elétrica e nas prestações de serviços de telecomunicação.”
Ao que se refere os impostos sobre a energia elétrica e as prestações de serviços de telecomunicação, Jerônimo pede revogação de 27% sobre os serviços energia elétrica e 28% para os de telecomunicação “aplicadas para mercadorias consideradas supérfluas, a fim reduzi-las ao patamar da alíquota modal”, diz o texto enviado ao Legislativo. Deste modo, o governo da Bahia reduzirá o ICMS desses encargos para 20,5%.
A proposição tramita na Alba, em regime de urgência, conforme solicita o gestor baiano.
Tarifaço Tarifaço zero favorece agro, mas deixa indústria e pescados de fora
Economia EUA tiram tarifa de 10% para café e carne, entre outros produtos do Brasil; sobretaxa de 40% continua, diz governo
Aprovação Senado aprova nova faixa de isenção do IR e taxação dos mais ricos
Economia Incentivos Fiscais: conselhos Probahia e Desenvolve aprovam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos para a Bahia
IR Senado vota nesta terça projeto que eleva para R$ 5 mil a faixa de isenção do IR; relator mantém texto da Câmara
Economia Confiança do empresariado baiano cresce em outubro e atinge melhor nível do ano, aponta SEI 
Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado



