Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (25),aponta queda de quatro pontos na avaliação do governo Lula (PT), em comparação com levantamento realizado há dois meses, e ressalvas à postura do Brasil na guerra entre Israel e Hamas.
Segundo o levantamento, 38% dos entrevistados avaliam o governo positivamente contra 42% em agosto, enquanto as avaliações negativas subiram de 24% para 29% no mesmo período. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa aponta ainda que 29% dos entrevistados consideram o governo regular, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento também indicou que a guerra entre Israel e o Hamas, deflagrada no início deste mês, foi um dos assuntos que mais captou a atenção dos entrevistados: 90% afirmaram ter ficado sabendo sobre o conflito, percentual superior ao dos que disseram saber, por exemplo, sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalização do aborto (62%) ou sobre a delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid (55%).
Segundo a pesquisa, mais de sete em cada dez entrevistados aprovaram as medidas tomadas pelo governo Lula para o resgate de brasileiros em Israel e na Faixa de Gaza. A postura de Lula diante do conflito, porém, teve avaliação mais dividida: 35% consideraram positiva, e 23%, negativa. Outros 31% consideraram regular a atuação do presidente.
Para 57% dos entrevistados, contudo, o governo brasileiro está errado em não classificar o Hamas como terrorista.
A Quaest fez 2 mil entrevistas presenciais entre os dias 19 e 22 de outubro, com brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados do país.
Eleições 2026 ACM Neto minimiza apoio de prefeitos a Jerônimo na disputa ao governo da Bahia
Luto na política Morre Renato Rabelo, um dos principais líderes do PCdoB
Entrevista Ex-deputado Carlos Geilson esclarece rompimentos, alianças e trajetória política em entrevista ao Programa Boca de Forno
Política Em entrevista ao Boca de Forno, Zé Neto fala sobre possível aliança com Ronaldo, eleições e saída de Coronel da base
Cassado e preso Dez anos após impeachment, Cunha repete estratégia de Dilma para voltar à política
Encontro “Faço questão de manter cordialidade”, diz Bruno sobre encontro com Jerônimo 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas



