Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (25),aponta queda de quatro pontos na avaliação do governo Lula (PT), em comparação com levantamento realizado há dois meses, e ressalvas à postura do Brasil na guerra entre Israel e Hamas.
Segundo o levantamento, 38% dos entrevistados avaliam o governo positivamente contra 42% em agosto, enquanto as avaliações negativas subiram de 24% para 29% no mesmo período. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa aponta ainda que 29% dos entrevistados consideram o governo regular, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento também indicou que a guerra entre Israel e o Hamas, deflagrada no início deste mês, foi um dos assuntos que mais captou a atenção dos entrevistados: 90% afirmaram ter ficado sabendo sobre o conflito, percentual superior ao dos que disseram saber, por exemplo, sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalização do aborto (62%) ou sobre a delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid (55%).
Segundo a pesquisa, mais de sete em cada dez entrevistados aprovaram as medidas tomadas pelo governo Lula para o resgate de brasileiros em Israel e na Faixa de Gaza. A postura de Lula diante do conflito, porém, teve avaliação mais dividida: 35% consideraram positiva, e 23%, negativa. Outros 31% consideraram regular a atuação do presidente.
Para 57% dos entrevistados, contudo, o governo brasileiro está errado em não classificar o Hamas como terrorista.
A Quaest fez 2 mil entrevistas presenciais entre os dias 19 e 22 de outubro, com brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados do país.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



