Fotos: Boca de Forno News
A Irmandade da Boa Morte, da cidade de Cachoeira, está completando 203 anos nesta terça-feira (15). A festa contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, junto com a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) e a vice-prefeita Ana Cristina Soares (PSB). Ele falou sobre a sensação de estar na festa da Boa Morte. “Vim receber, mais uma vez, e compartilhar dessa energia que Cachoeira tem e transmite para o Recôncavo e para a Bahia. Mas eu vim, acima de tudo, reforçar e fortalecer com minha presença o respeito que nós temos às festividades relacionadas com o povo negro desse estado”, disse.

Jerônimo ressaltou que as festividades da Irmandade da Boa Morte é um patrimônio cultural e imaterial do mundo. “Vamos continuar apoiando e fortalecendo a nossa crença e nosso conceito de independência e de combate à escravidão. Isso acontece quando reconhecemos os direitos do povo negro e garantimos educação, boa moradia, direito à terra e cultura acima de tudo”.

Jerônimo destaca que tem suas origens com o povo negro e indígena e como governador tem a chance de ajudar a reparar o que muitos dos governantes federais e estaduais deixaram de fazer. “Vim também receber as bênçãos, agradecer esse primeiro semestre de luta, de sucesso e pedir que os orixás que iluminam a irmandade possam proteger o nosso presidente Lula, os nossos ministros, os nossos deputados federais e estaduais. Vim pedir por esse povo que dedica a sua vida a defender os direitos, a fazer no dia a dia, seja na Assembleia, seja na Câmara de Vereadores, seja como secretário municipal”. O governador disse que essas senhoras que caminham pelas ruas da cidade nesse dia carregam a fé, a nossa cultura, a nossa história e a nossa ancestralidade.
Participaram ainda das comemorações vereadores da cidade, deputados, secretários de Estado, lideranças, prefeitos e ainda a reitora da UFRB, Georgina Gonçalves.
Dona Dalva do Samba

Dona Dalva do Samba, com 95 anos, não deixa de participar da festa. “Sinto uma alegria e emoção grandes de estar aqui com vocês participando dessa comemoração, nos abraçando, valorizando e nos dando aquilo que merecemos: apoio, abraços e consideração”, disse.
Ela começou a participar da Irmandade ainda nova, junto com a sua avó e compartilhava com todos a emoção de participar da festa cantando e louvando. “Sou uma veterana. Agradeço o reconhecimento da nossa festa. Nós, mulheres pretas, temos orgulho de nossa festa de Nossa Senhora da Boa Morte”.

Com alguns problemas de coluna, dona Dalva disse que não pode mais sambar como antigamente. “Mas posso mostrar o meu jogo. O jogo tem que sair. Amo meu acarajé, meu samba de roda e tudo faço pela minha cidade de Cachoeira. Trago todos da minha família comigo para participar da festa”, disse, aos risos.
Eliana é sua candidata nas próximas eleições

O governador Jerônimo Rodrigues não quis falar sobre política porque disse que sempre separa as coisas e sua ida a cidade naquele momento era para participar de uma festividade religiosa afro religiosa. “Mas já combinei com a prefeita Eliana que iria e aí sim fazer uma agenda de políticas públicas. Não tem por que duvidar que a prefeita Eliana é a nossa candidata. Se tiverem outros candidatos da minha base eu vou tentar dialogar, forçar, puxar até o último dia para que possamos fortalecer o nosso projeto aqui. Ela representa bem o município de Cachoeira. É uma mulher de origem simples, séria, inteligente e Cachoeira precisa continuar no caminho certo”, diz.
Pavimentação
Jerônimo falou ainda sobre o asfalto da Murutuba, no alto do Camelo. Ele disse que pediu para a Secretaria de Infraestrutura para que voltasse a fazer os anúncios das obras no mês de setembro. “E essa será uma delas”, garantiu.
São Félix
Jerônimo disse que conversou com o prefeito da cidade, Alex Sandro (UB), na época das eleições e que espera que possa fazer o que aprendeu com Wagner, Lula e Otto que é ouvir as pessoas. “Todos sabem que tenho lado. Mas já passou a eleição e temos que sentar com todos os prefeitos e prefeitas que me apoiaram ou não. Em 2024 vamos sentar e conversar e ver qual a expressão política que vamos apoiar, mas na Bahia inteira seguiremos com aqueles e aquelas que me carregaram nos braços, como no caso de Eliana Gonzaga”.
Ele disse que realizará o ato de gratidão com todos que estiveram com ele e a prefeita Eliana é uma dessas pessoas.
Apagão no Brasil
Questionado sobre se achava o sistema frágil por causa do apagão que aconteceu em diversos estados do país. Conforme o governador, há muitos anos não acontecem apagões no país e precisa esperar um pronunciamento do Ministério de Minas e Energia para saber o que realmente aconteceu para falar sobre o assunto. “Quero respeitar e aguardar para antes do pronunciamento ser responsável. Espero que resolvam logo porque é um prejuízo muito grande”, disse.
Murtiba
O prefeito da cidade de Muritiba Danilo Babão teve sua casa invadida e foi baleado no pescoço no último dia 8 de agosto. Hoje foi o vereador da mesma cidade Rubens Fonseca, conhecido como Rubens da JR (PSDB) que foi sequestrado e resgatado horas depois na BR-101. Questionado sobre o assunto, o governador Jerônimo afirmou que acompanhou de perto o que estava acontecendo com o prefeito Danilo, conseguiu falar com sua secretária de Saúde que foi lhe mantendo informado.
“Ao mesmo tempo liguei para o secretário de Segurança Pública Marcelo Werner pedindo rigor nas investigações. Primeiro para tentar proteger a vida do prefeito e depois fazer a apuração com a Polícia Civil para detectar o que aconteceu. Está em estudos e espero que possamos encontrar as respostas e buscar as pessoas que estão envolvidas no caso”.
Sobre o vereador, Jerônimo disse que celebra sua volta, mesmo com o susto que ele deve ter tomado. “Pedi também ao secretário o mesmo rigor e responsabilidade da SSP para proteger o vereador. Depois apurar para encontrar a causa e a justiça fazer a sua parte”.
Novo PAC
Jerônimo falou ainda sobre o Novo PAC. Segundo ele, foi muito trabalho para chegar ao que foi anunciado pelo presidente Lula na última sexta-feira (11), mas o dinheiro ainda é pouco para a Bahia. “Como gestor eu sei disso. Eu fiz o meu papel de levar as demandas da Bahia, mas entendo quando o presidente diz que o dinheiro que ele tinha era aquele. Fizemos uma conta e buscamos os projetos estratégicos. E Lula, com o ministro Rui Costa, colocou uma condição que eu gostei que foi priorizar os estados que tem projetos prontos”.
Tem ainda a construção de quatro barragens para garantir água para a Chapada Diamantina, Feira de Santana e Salvador e a Bahia. “Essas obras já temos projetos. Ficamos de conversar sobre o estaleiro. O que não foi agora para o PAC não se esgota. Vamos continuar conversando e licitar o que já tem projeto porque temos a possibilidade de orçamento e outros corretemos atrás empréstimos com o presidente Lula”, finalizou.
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo
Irregularidades Prefeituras baianas são alvo de investigação por irregularidades na divulgação de gastos públicos; veja a lista
Bahia Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e agricultura familiar com deputados federais da bancada baiana
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30 
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo limpo



