Quarta, 12 de Novembro de 2025 18:37
75 98160-8722
Bahia Bahia

Gerente da Usina Votorantin, instalada na Pedra do Cavalo, garante que barragem está segura

No período chuvoso, as comportas da barragem podem ser abertas

22/11/2022 15h57 Atualizada há 3 anos
Por: Boca de Forno
Boca de Forno News
Boca de Forno News

 

Na manhã desta terça-feira (22), o gerente da Usina Votorantin Pedra do Cavalo, Dejair Lima, reuniu a imprensa para falar sobre a segurança da barragem. Com a proximidade do período chuvoso, a equipe que gerencia a barragem precisa estar pronta para fazer o controle de cheia, caso haja a necessidade. 

“Estamos aqui na tomada d’agua, próximo as comportas, onde recentemente já fizemos todos os testes que também é de praxe anualmente, os testes de manutenção preventiva, atestando que a comporta está apta para ser operada caso seja necessário”, ressaltou Dejair. 

Dejair Lima 

Em relação ao ano passado, a quantidade de chuva é menor, por isso, segundo o gerente, não há perspectiva de abertura de comporta ainda. 

“Caso haja a necessidade, se as chuvas vierem, se as condições climáticas mudarem, avisaremos a toda a população, para que tenham ciência”, pontuou ele. 

A Votorantin possui um Plano de Ação Emergencial (PAE), que está vigente desde 2017, trabalhando em conjunto com a prefeitura e defesa civil. Com várias etapas, uma das mais importantes é a preparação da comunidade para evacuação de área, com simulados e treinamentos.

“Serão feitas no próximo ano, estamos na etapa de preparação e no momento oportuno, vamos levar mais detalhes sobre esse planejamento que está sendo alinhado com as prefeituras e defesas civis”, ressaltou, pontuando ainda que a segurança é atestada diariamente.  

“Nós tivemos a visita hoje de um especialista nosso de segurança de barragem, nosso engenheiro. Temos um time especializado em segurança de barragem, técnicos que fazem diariamente a inspeção rotineira de nossa instrumentação, parte física, hidráulica e hidrológica. Podemos atestar que a barragem é segura e continua segura. Nós vamos continuar trabalhando com responsabilidade cumprindo todos os procedimentos de segurança vigentes”, afirmou Dejair. 

Diferente das barragens que se romperam no país, a Pedra do Cavalo é programada para a usina hidrelétrica, para armazenamento de água, controle de cheias e geração de energia. 

“Ela tem uma característica bem diferente de usinas de mineradoras, que são barragens de rejeitos. A barragem está segura, nós atestamos essa segurança diariamente”, concluiu ele. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.