O projeto do Parque Náutico do Rio Jacuípe, apresentado pelo prefeito José Ronaldo na última quinta-feira (30), promete transformar uma das principais áreas de potencial turístico de Feira de Santana em um complexo voltado ao lazer, esporte, turismo e desenvolvimento econômico. Em entrevista ao programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade News FM, a secretária municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Márcia Ferreira, detalhou a participação da pasta na iniciativa e destacou os impactos que o empreendimento deverá gerar para o município.
Segundo a secretária, o projeto representa a realização de um sonho antigo da população feirense, que há muitos anos reivindica um espaço estruturado para aproveitar o potencial hídrico da cidade. “É um sonho, como o prefeito falou. Um sonho sonhado junto com a população de Feira de Santana, que ansiava por um espaço de lazer e recreação. Somos cercados por água doce, rios, lagoas e afluentes, e em algum momento precisávamos desenvolver um projeto dessa dimensão”, afirmou.
Márcia explicou que a apresentação realizada pela Prefeitura corresponde a um projeto-conceito, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, sob a coordenação do secretário Carlos Brito, e que diversas secretarias participarão das próximas etapas de implantação.
Além da Settdec, participam da construção do projeto as secretarias de Meio Ambiente, comandada por Jaciara Moreira, e de Cultura, Esporte e Lazer, sob responsabilidade de Cristiano Lobo.
A secretária ressaltou que a missão da Settdec será transformar o projeto em uma oportunidade concreta de desenvolvimento econômico, buscando investidores interessados na concessão do equipamento. “Daqui para frente, a Secretaria de Turismo tem o papel de mostrar o potencial de desenvolvimento econômico do projeto e atrair investidores. Não estamos falando apenas de uma obra de infraestrutura, mas de um empreendimento capaz de gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da população”.
De acordo com Márcia Ferreira, a expectativa é de que o Parque Náutico gere mais de 2.500 empregos, considerando as fases de construção e de operação do complexo.
Ainda durante a entrevista, a secretária apresentou detalhes da estrutura prevista no projeto.
O Parque Náutico contará com uma marina equipada com píeres flutuantes e sistema de segurança funcionando 24 horas por dia. Também está prevista a implantação de uma Vila Gourmet composta por oito pavilhões destinados a restaurantes e quiosques. Outro destaque será a criação de um estacionamento arborizado, seguindo o conceito de estacionamento verde, distribuído em 13 áreas.
Na área esportiva, o projeto prevê um complexo com diversas modalidades, incluindo quadras para beach tennis, tênis e futebol, além de pistas destinadas à corrida e ao ciclismo. Para Márcia Ferreira, trata-se de um dos projetos mais importantes já apresentados para o município. “Entendo que é um dos projetos mais bonitos lançados em Feira de Santana. Uma cidade que ama tanto o esporte precisava de um equipamento como esse”.
A secretária explicou que o empreendimento será implantado por meio de um modelo de concessão simples, cabendo ao município buscar empresas interessadas em investir no projeto. Segundo ela, o próximo desafio será apresentar o potencial econômico do complexo ao mercado.
Para ampliar a divulgação do projeto, a Prefeitura pretende reunir diversas entidades representativas do setor produtivo. Márcia informou que a estratégia envolverá o Convention & Visitors Bureau, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial de Feira de Santana, o Sindicato do Comércio e outras instituições ligadas ao desenvolvimento econômico do município.
“Nós temos que vender esse projeto. Vamos nos unir ao Convention Bureau, à Câmara que atrai eventos, à Associação Comercial, ao Sindicato do Comércio e às demais instituições que representam o crescimento de Feira de Santana para mostrar esse potencial aos investidores”.
Segundo a secretária, a união entre o poder público e as entidades empresariais será fundamental para consolidar o Parque Náutico como um novo cartão-postal da cidade e atrair investimentos capazes de impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e ampliar a geração de empregos nos próximos anos.
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (15)
Estiagem Seagri reúne órgãos para definir ações emergenciais diante da escassez de água na zona rural de Feira de Santana
Atendimento Consulado de Portugal realiza atendimento em Feira de Santana no dia 25 de novembro
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (14)
Emprego e renda Qualificação e falta de experiência dificultam contratação em Feira de Santana, aponta diretor da Casa do Trabalhador
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (13) 
Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 39°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas


