Mensagens interceptadas pela Polícia Federal mostram que Augusto Lima, ex-sócio do empresário Daniel Vorcaro, organizou no final de 2024 uma lista de presentes de luxo voltada à cúpula política da Bahia. O material faz parte do inquérito que investiga o senador Jaques Wagner (PT).
A informação foi revelada pelo jornal Metrópoles. Em diálogo com sua secretária registrado em 23 de dezembro, Lima aprova a compra de vinhos com preços variando entre R$ 2,5 mil e R$ 5,3 mil. A lista, batizada de "Lembranças de Final do Ano", reunia nomes de diferentes espectros políticos:
Para os investigadores, a dinâmica reflete uma busca por influência junto a agentes públicos. Em trecho do relatório, a PF pondera que, mesmo com valores individuais inferiores aos das fraudes apuradas na operação, o ato "pode caracterizar a concessão de vantagens em razão da função pública".
Até o momento, a perícia não confirma a entrega das garrafas à maioria dos citados. A única evidência de envio anexada ao relatório traz fotos de embalagens direcionadas a "Jaques" e a Guilherme Henrique Sodré Martins, conhecido como "Tio Guiga", amigo do parlamentar.
Acidentes Acidentes contra postes deixam 350 mil clientes sem energia na Bahia no primeiro semestre de 2026
Análise TCE julga contas de Jerônimo Rodrigues nesta quinta-feira (30)
Eleições 2026 Voto jovem encolhe na Bahia em 2026: entenda o que está por trás da queda de 12,7%
Salvador-Itaparica Ponte Salvador-Itaparica: governo cria comissão para lidar com impasse sobre tutela de animais e bens
Eleições 2026 Análise: Jerônimo vai encarar ACM Neto nos debates
TSE Bahia registra aumento de eleitores pardos, pretos e quilombolas 
Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas


