Quinta, 13 de Novembro de 2025 00:47
75 98160-8722
Bahia Projeto

Ponte Salvador-Itaparica terá apenas 3 pistas sem acostamento

Respectivo cenário se assemelha bastante com o que aconteceu na ponte Rio-Niterói.

02/06/2022 08h57
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
Em estudo feita pela concessionária, nos primeiros 30 anos, duas faixas seriam suficientes para atender a demanda prevista - Foto: Reprodução / Bahia Econômica
Em estudo feita pela concessionária, nos primeiros 30 anos, duas faixas seriam suficientes para atender a demanda prevista - Foto: Reprodução / Bahia Econômica

As obras da Ponte Salvador-Itaparica e a sondagem da Baía de Todos os Santos estão previstas para começar no segundo semestre deste ano. Entre as principais discussões acerca do projeto, está o número de pistas de rolamento, que seriam apenas de três faixas por sentido, sendo que a terceira funcionaria como acostamento.

De acordo com o portal Bahia Econômica, apenas a partir do início das obras que a concessionária vai buscar a emissão da licença ambiental de instalação e a aprovação de todos os órgãos envolvidos. Em estudo feita pela concessionária, nos primeiros 30 anos, duas faixas seriam suficientes para atender a demanda prevista

No entanto, segundo economistas ouvidos pelo Bahia Econômica, a demanda tende a aumentar muito rapidamente no momento em que houver disponibilidade de tráfego. Assim, em poucos anos, a terceira faixa seria incorporada e a ponte ficaria sem acostamento, que poderia causar número crescente de acidentes e de engarrafamentos.

O respectivo cenário se assemelha bastante com o que aconteceu na ponte Rio-Niterói. Na época da inauguração, cada pista também tinha 3 faixas de rolamento, mas com acostamento de 60 centímetros em cada lado, que seguiam o padrão americano de 3,67 metros de largura.

Anos depois, foi necessário transformar a faixa de acostamento em outra pista de rolamento, à custa da diminuição da largura das três faixas, diminuídas de 3,67 para 3,40 metros. E em 2009 as 3 faixas de 3,40 metros foram transformadas em 4 faixas de 3,00 metros de largura cada, ainda mais estreitas, sacrificando-se o acostamento.

Sem acostamento, houve enormes engarrafamentos e aumento dos acidentes, o que obrigou a construção de refúgios de 80 metros de extensão, em cada sentido da via, para servir de bases operacionais de atendimento aos motoristas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.