O pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Jerônimo Rodrigues, esteve na cidade de Antônio Cardoso na noite desta segunda-feira (18) para receber o título de cidadão cardosense, concedido pela Câmara Municipal. A solenidade aconteceu na Escola do Campo Genivaldo de Almeida Brandão.
Em entrevista coletiva, o ex-secretário de Educação da Bahia falou sobre quando esteve na cidade por dias para fazer estudos na cidade para geração de emprego e renda. Ele ainda reforçou a importância da parceria do Estado com os Municípios para garantir o acesso dos jovens a um ensino público de qualidade, desde o Ensino Fundamental até a universidade e parabenizou a cidade pelos seus 60 anos de emancipação política.
Jerônimo disse que tem percorrido o estado para fazer o seu programa de governo e está ansioso para que as comunidades apontem suas demandas reais. “Vamos ver o que poderemos fazer com o Governo do Estado, orçamento e com a parceria da União com o governo Lula. Queremos fazer o dialogo e a escuta para que possamos tirar boas propostas para o programa de governo”, explicou.
Segurança pública
Jerônimo ressaltou que nenhum governo fez investimentos da área de segurança pública como os governos do PT. “Poucos estados fizeram investimentos como a Bahia na infraestrutura de delegacias, companhias, viaturas, armas, capacitação de profissionais e concursos. A parte de logística que o governo tem que fazer. Por outro lado, temos o Governo Federal que prega a raiva, a violência e não faz o seu papel de se responsabilizar pela segurança pública. E ainda temos um presidente que vive fazendo arminhas com as mãos quando era o momento de estarmos todos unidos”.
Ele falou ainda sobre os resultados favoráveis que são vistos nos últimos dias com a diminuição da violência que segundo ele, é resultado dos investimentos do Governo do Estado. “Entendemos sim que é responsabilidade do Estado e do Governo Federal, mas acho que o governo Rui Costa vem fazendo seu papel. Quero compreender e ver como podemos continuar fazendo. Hoje não temos um Governo Federal com um suporte firme com o Governo do Estado, mas com certeza teremos com o governo Lula a parceria suficiente para fazer muito pela segurança pública da Bahia”.
O que não pode, ainda conforme Jerônimo, é tornar um tema importante e estratégico para as vidas das pessoas como chacota no momento de um programa ou do debate da política. “Que essa possa ser um tema tratado com seriedade e debatido de forma que possamos entender quais são as saídas para s segurança pública da Bahia”.
Feira de Santana
Jerônimo destacou que Feira de Santana é um polo de saúde e educação. Por ser um município de passagem com muitas BRs importantes, Jerônimo disse que é preciso também se atender para a segurança pública e emprego.
“A taxa de desemprego está alta no país. Precisamos ainda de uma unidade mais forte com o Governo Municipal e que ele pudesse compreender o tamanho de Feira de Santana, deixando de lado as questões partidárias. A cidade precisa ter gestores do seu tamanho, da sua importância econômica, cultural, educacional”.
Recôncavo Baiano
Questionado sobre os seus panos para o Recôncavo Baiano caso seja eleito, Jerônimo lembrou que essa região sofreu um baque grande com a economia fumageira porque não planejou saídas por conta da ausência do Governo Federal. “Temos que criar programas para que a Bahia seja autossuficiente de algumas culturas e a mandioca é uma delas. Não tem porque comprarmos farinha de mandioca fora do estado. Por isso precisamos ter uma Embrapa e universidades voltados para isso, pensando na cultura como vetor de economia”, explicou.
Ele espera ainda que a região tenha uma programação rica no São João embora com todo cuidado com a pandemia que ainda não acabou.
ACM Neto
ACM Neto tem dito que a base do Governo do Estado tem cotado lideranças e prometido até terra nos céus, querendo dizer que tem prometido aquilo que não pode dar. Jerônimo disse que o ex-prefeito de Salvador precisa conhecer a Bahia, está com o discurso de que está indo conhecer o estado e não é hora para isso. “Ele ficou encastelado em alguns bairros de Salvador, não cuidou da educação e dos bairros mais pobres. Uma encosta no Ogunjá virou ‘sonrisal’ porque é feito um trabalho maquiado”.
Jerônimo disse ainda que o ex-prefeito nem creche fez na cidade já que o Governo do Estado assume 82 mil matrículas que deveriam ser de responsabilidade do Governo Municipal. “Estamos dialogando com seriedade. Todos os convênios que Rui está assinando irão sair. Ele ainda está fazendo entregas constantemente. Espero que ele tenha consciência do que estamos fazendo pela Bahia e queremos fazer muito mais”, disse.
Sobre o candidato de ACM Neto a presidência, Jerônimo disse que ele ainda não se posicionou e não sabe se é por medo ou por vergonha de “botar a carapuça de um presidente”. “O estado não pode fazer tudo sozinho, precisa do apoio do Governo Federal. Não sei onde ele encontra uma saída para fazer uma campanha sem fazer essa discussão. Será preciso Lula vim de novo para dizer que é o candidato a governador de Lula e Rui na Bahia. Isso está claro”.
Ele ressalta que está fazendo uma pré-campanha com a esperança de retomar o Brasil, de voltar as forças produtivas e voltar a gerar emprego. “Nenhum governo consegue governar com um Governo Federal que não cuida da política econômica e dos principais indicadores do país”, finalizou.
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo
Irregularidades Prefeituras baianas são alvo de investigação por irregularidades na divulgação de gastos públicos; veja a lista
Bahia Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e agricultura familiar com deputados federais da bancada baiana
medicina em Cuba Governo da Bahia abre 60 vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba
Reestruturação AL-BA aprova por unanimidade proposta do MP-BA para reestruturação do sistema de Justiça no interior
COP30 Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo



