Quinta, 13 de Novembro de 2025 11:50
75 98160-8722
Bahia Cachoeira

25 de junho, bicentenário da Independência, terá grande comemoração na cidade de Cachoeira

Comissão organizadora fala sobre ações que serão realizadas nessa festa de grande importância para a cidade.

21/02/2022 09h12
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
25 de junho, bicentenário da Independência, terá grande comemoração na cidade de Cachoeira

Roberto Franco, secretário de Educação do município de Cachoeira, falou sobre o bicentenário do 25 de junho e da Independência do Brasil. Isso porque o 25 de junho tem como desfecho a Independência do Brasil. Para ele, é uma data marcante que dará visibilidade a cidade de Cachoeira. Em 9 de setembro do ano passado, a prefeita Eliana Gonzaga nomeou, por decreto, a comissão que organizaria as comemorações Cívicas, Educativas e Culturais do 25 de junho.

Foi em Cachoeira que se iniciou o movimento que culminou da proclamação de Dom Pedro I como imperador. Em 25 de junho de 1822 que, reunidos na Câmara Municipal de Cachoeira, Antônio de Cerqueira Lima, José Garcia Pacheco de Aragão, Antônio de Castro Lima, Joaquim Pedreira do Couto Ferraz, Rodrigo Antônio Falcão Brandão, José Fiúza de Almeida e Francisco Gê Acaiaba de Montezuma anunciam o resultado da consulta feita ao povo, se concordava que se proclamasse dom Pedro de Alcântara regente constitucional e defensor perpétuo do Brasil. Mesmo sob ameaça de uma escuna militar portuguesa, fundeada no Rio Paraguaçu, a resposta foi "Sim!".

O decreto é baseado na Lei 1127/2015, que deixa clara as atribuições do Governo e do Legislativo Municipal. Roberto é o presidente da Comissão citada na lei que, além dos membros do governo municipal, conta com dez historiadores, que irão nortear as ações. “São quase todos cachoeiranos e todos tem vivência com a cidade. Temos tido reuniões e temos avançado muito. Vamos trabalhar para que essa festa tenha o momento que merece. Ela já é falada na cidade e na Bahia e agora será falada nacionalmente”.

A partir daí, ainda conforme Roberto, começou a se pensar nas ações que seriam realizadas. A educação fará a sua parte no desfile, que ele pretende que seja bonito como a data merece. O bicentenário fará parte ainda do conteúdo escolar já a partir do primeiro dia de aula. “Na Secretaria de Educação começamos a tratar do desfile desde o decreto lançado pela prefeita”.

Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica da cidade de Cachoeira está começando hoje, às 16h, e vai até o dia 25 com uma vasta programação, que envolve todos os segmentos da educação, não apenas os professores. O tema da jornada é “Por uma educação libertadora, antirracista e emancipatória”. O secretário disse que é um tema bastante trabalhado e será lançado um Plano Municipal Antirracista. “As escolas também tratarão desse tema desde o início”. Todos os cuidados serão tomados já que ainda se vive a pandemia, diz o secretário.

Parte da Cultura e Turismo no 25 de junho

Grande parte das ações estão sendo realizadas na Secretaria de Cultura e Turismo, que tem a frente Cadu Morais. Ele disse que 25 de junho é o ápice dos eventos que começarão no dia 13 de março com uma jornada de eventos que serão divulgadas posteriormente.

Cadu disse ainda que já fez diversos convites, inclusive a Esquadrilha da Fumaça, no Ministério da Aeronáutica. “Isso já está praticamente garantido. Pedimos também a Marinha para tentarmos trazer uma corveta e com o Exército para que eles tragam alguma unidade da corporação para abrilhantar o nosso desfile”.

Conseguiu-se ainda, através de indicação do deputado federal Márcio Marinho, uma série de selos ou um selo dos Correios para as comemorações. “Faremos ainda uma campanha publicitária. Sempre reivindicamos que Cachoeira seja a terra-mãe da Independência e vamos fazer isso também para que ela seja a terra-mãe do bicentenário”.

Ainda está em negociação com o governo municipal de Itaparica para levar uma ópera para se apresentar. Através de indicação, o orador pretende-se que seja João Carlos Salles, cachoeirano, reitor da Universidade Federal da Bahia e membro da Academia Baiana de Letras. “Está tudo caminhando a passos largos. Não podemos detalhar tudo porque perde a surpresa, mas não estamos parados”.

Ações da Cultura

O secretário disse ainda que os dois Conselhos que estavam em vacância, o de Turismo e o de Cultura, com tudo publicado no Diário Oficial e nas redes oficiais da Prefeitura Municipal de Cachoeira, já foi dada a posse. “Todos os encaminhados foram dados de forma legal”.

Haverá ainda um canal aberto direto com a cadeia produtiva da cidade através de um site feito para a campanha “Viva Cachoeira”. “Ele será um portal de diálogo com os artesãos e artistas da cidade. Ele não será um site estático. Será algo que leve a pessoa não apenas a visitar, como viver a cidade”.

Os servidores da Secretaria estão ainda fazendo o cadastramento de lojas, bares, restaurantes e hotéis no Cadastur, que é a base para que se tenha um fomento do Governo Federal e eles saibam o que a cidade tem para investimentos. “É importante que todos façam esse cadastro para que possamos aplicar as coisas de forma correta”. O auxílio cultural, ainda conforme Cadu, está na Câmara de Vereadores para apreciação e votar para logo após ser feito o pagamento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.