O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho foi entrevistado no programa Boca de Forno News, do radialista Nivaldo Lancaster. Ronaldo falou sobre eleições, a sua vaga na chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador ACM Neto e os entreveros entre Câmara Municipal e Prefeitura.
Questionado sobre a participação na chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, como vice-governador ou senador, ele afirmou que acredita que ela acontecerá. Ele disse que tem feito a sua parte trabalhando incansavelmente e as respostas tem sido positivas. “Mas é claro que essa não é uma decisão da minha cabeça, passa por conversas de entendimentos. É preciso ter paciência e calma e nunca se decide as coisas com antecedência, mas no prazo da lei. Acredito que será assim dessa vez”, afirmou.
O ex-prefeito afirmou ainda que os partidos tem dado muito destaque para a composição dos candidatos da Câmara Federal, o que é mais importante. “É uma composição complexa e difícil de ser realizada. Temos que ver candidatos em toda a Bahia. Criaram a federação para amenizar esse processo, mas ele não continua fácil. Se mantivessem o prazo de 2 de abril seria muito difícil se concretizar uma federação, mas o Supremo ampliou esse prazo para 30 de maio então pode ser que se consiga. Mas ainda não é fácil”, explica.
Ronaldo ressalta que esse entendimento partidário, ou seja, a federação vale para essa eleição e pelos próximos quatro anos. Então, vale para a eleição de vereador. “Como um exemplo prático da nossa cidade cito o vereador Galeguinho SPA. Ele é do PSB. Se formar a federação que pretende de formar agora, na eleição de outubro ele vai concorrer como candidato a deputado com os candidatos do PT e do PC do B e os partidos que estiverem nessa federação. E na eleição para vereador terá que concorrer com candidatos da mesma federação”.
Para Ronaldo, federação não é fácil de formar porque as vezes um estado aprova aqui e desaprova em outro local. É necessário muita diplomacia e entendimento. “E essas conversas estão ocorrendo e vão até março”.
Marcelo Nilo
Ronaldo falou ainda sobre a possibilidade de Marcelo Nilo ir para a base de ACM Neto para apoiá-lo. Perguntado se concorda com a adesão de Nilo, Ronaldo disse que sim. Ele ressaltou que o que sabe sobre essa situação é pela imprensa. “Se ele se filiar a um partido da base de ACM Neto terá as minhas boas-vindas. Tenho uma boa relação com ele. Ele poderá somar e multiplicar nessa eleição”.
Presidência da República
Sobre o palanque na Bahia para a presidência da República, o ex-prefeito destacou que João Dória confirmou o que já está certo, o apoio do PSDB a ACM Neto. “Esse apoio já vem a algumas eleições. Ele continua existindo e é muito importante". O PSDB tem um candidato a presidente da República que é próprio Dória.
Sobre Moro, ele é candidato a presidente pelo Podemos, que fazia parte da base do governador Rui Costa e provavelmente apoiará ACM Neto. “Isso eu ouvi dos candidatos do partido daqui de Feira de Santana e não de ACM Neto”.
Continuando sua análise, Ciro Gomes, do PDT, também é um presidenciável e o seu partido também faz parte da base de ACM Neto. O pré-candidato busca ainda manter na sua base o MDB que a nível nacional também tem uma pré-candidata que é a Simone Tebete.
“Até aí são quatro candidatos. Evidentemente que ele fica com o palanque aberto para que essas pessoas façam suas campanhas a presidente da República. Acho muito importante ter o apoio desses partidos políticos aqui para a sua eleição para governador do Estado. Assim sendo, o palanque de ACM Neto terá a vez para os apoiadores de cada um desses candidatos”, explica.
Na opinião de Ronaldo esse palanque é grande, amplo e geral dentro do estado. “É claro que haverá respeito a outros candidatos a presidente da República. O cidadão tem seu ponto de vista que deseja defender. Se ele quer votar na atual presidente e em Neto, ele tem a liberdade para isso. Respeitaremos o ponto de vista de cada pessoa que tem o seu candidato a presidência”, disse. As pesquisas sinalizam ainda, lembra Ronaldo, de que haverá segundo turno na eleição para presidente.
Plano B
Questionado sobre se deixaria as vagas de senador ou vice-governador para as arrumações políticas na chapa de ACM Neto, Ronaldo afirmou que não tem plano B, apenas plano A. “Nesse jogo, eu só jogo na séria A”, disse. Ronaldo disse ainda que não há nenhuma chance de disputar a Assembleia Legislativa ou a Câmara Federal. “Sempre disse isso com muita clareza. Não disputo nenhuma das duas. Não faz sentido ter um plano B”.
Câmara x Prefeitura em Feira de Santana
O ex-prefeito negou ainda que tenha trabalhado nos bastidores em relação ao impasse que acontece entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal. “Não fui procurado por ninguém dentro desse cenário que deve ser discutido e analisado pelo Executivo e do Legislativo. Tenho uma preocupação com isso porque há um prejuízo sério na administração pública, que é de todos e não do prefeito”, afirmou.
Ronaldo acredita que o município não ter um orçamento é ruim. Ele disse nunca ter ouvido dizer que exista isso em outra cidade do país, por menor que seja. “Diferenças políticas entre o Executivo e o Legislativo em outras cidades do país sempre existiram, mas ao ponto de não votar o orçamento eu não conheço. Ficar sem o orçamento na administração municipal causa inúmeros prejuízos já que ela fica engessada”, finaliza.
Segurança Pública “Não podemos deixar que as facções tentem subjugar o Estado”, dispara Werner sobre letalidade policial na Bahia
Operação da PF Fraude na Caixa: PF deflagra operação contra esquema de R$ 20 milhões na Bahia
Ajuda ao consumidor Preço da Hora Bahia agora ajuda consumidor a ser avisado quando cai o preço do produto desejado
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo



