Miriam do Nascimento Silva, secretária de Desenvolvimento Social e Habitação em Santo Amaro da Purificação, falou sobre como anda os empreendimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” na cidade. Segundo a secretária, está sendo feito o recadastramento do empreendimento “Vida Nova Sacramento” e o “Vida Nova Santo Amaro”. “Estamos com uma previsão de entrega dessas unidades habitacionais ainda no primeiro semestre e com isso estamos aguardando um retorno da Caixa sobre os dossiês para a reavaliação”, afirmou.
Sobre recadastramento no programa, Miriam afirmou que ele começou em outubro de 2021 e que como se trata de formulários que são preenchidos pelos cadastradores, que são enviados pela Caixa e devolvidos ao Município. “Estamos dando uma celeridade a esse processo por conta da obra estar praticamente pronta. Precisamos acelerar a parte social”.
Empreendimento com problemas
Questionada sobre de quem seria a responsabilidade da manutenção do empreendimento entregue na Nova Santo Amaro, a secretário disse que a Prefeitura é corresponsável. Ela explicou que as unidades foram entregues, mas não foi executado corretamente o protocolo total da entrega do empreendimento. Por isso, a gestão tem condominial tem interesse de acelerar e o PTS, que é Projeto Técnico Social.
“Ele já está em processo de licitação para que a empresa venha executar alguns serviços. E algumas pendencias que estão acontecendo por conta da obra, estamos em contato com a Caixa e com a construtora responsável”, disse.
Auxílio funeral
Miriam Silva falou ainda em relação ao auxílio funeral, dado as pessoas que perdem o seu ente querido. Muitas pessoas tem reclamado que procuram o auxílio e não tem encontrado. Aos finais de semana a dificuldade é ainda maior para se ter acesso, principalmente as famílias carentes que não em condições de pagar um funeral para os seus familiares.
Conforme a secretária, esse auxílio é uma modalidade do Benefício Eventual que abrange ainda o auxílio alimentação, que é a cesta básica, o auxílio natalidade, que é um kit dado as gestantes atendidas e acompanhadas nas unidades básicas de saúde do município alinhadas com os CRAS, e o auxílio moradia.
“O auxílio funeral é atendido nos horários administrativos nos CRAS, dependendo do território que acontece o óbito ou do território que a família reside, também na Secretaria e ainda a partir das 17h e nos finais de semana no plantão social da Santa Casa de Misericórdia. Então não há porque haver divergências de informações”, explica.
Projeto Caravana Social
Algumas ações já foram realizadas pelo projeto Caravana Social na cidade de Santo Amaro. Miriam explica que esse é um projeto piloto da gestão da prefeita Alessandra Gomes, que sempre reforça a importância de levar serviços para as comunidades que tem difícil acesso. “Estivemos essa semana no Ponto do Carvão e foi um sucesso o retorno das pessoas que foram contempladas com os serviços oferecidos e que as vezes nem sabia o município de Santo Amaro tinha”.
A caravana continuará a ser realizada em outras comunidades com difícil acesso, garante a secretária, para que o governo possa levar os serviços de assistência e de toda rede socioassistencial para os usuários santamarenses.
Restaurante popular
Está previsto para ser inaugurado no primeiro semestre o restaurante popular da cidade de Santo Amaro. “Vou deixar a interrogação na cabeça de vocês porque esse será o boom da gestão da prefeita Alessandra Gomes”.
CRAS do município
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada dos serviços socioassistenciais, destaca a secretária Miriam. Para ela, é importante que a comunidade conheça quais são os serviços prestados e a sua equipe técnica.
“Temos no município hoje três CRAS. Um na sede, um no Trapiche e um no distrito de Acupe. É no CRAS que a família é acompanhada para atender todo o seu contexto familiar e suas vulnerabilidades sociais. Reorganizamos a forma estrutural e nossa equipe técnica porque encontramos os CRAS fechados. Como ele é a porta de entrada, precisamos conhecer nossos usuários”, disse.
Auxílio Brasil
Foi realizada uma força tarefa em Santo Amaro para o cadastramento e recadastramento do Auxílio Brasil, já que havia muitos usuários com pendências. Com a migração do Bolsa Família para o Auxílio Brasil, Miriam disse que conseguiu contemplar na folha de dezembro de 2021 o total de 1680 usuários com o Auxílio Brasil na cidade.
“Temos uma demanda grande nesse setor aqui na Secretaria onde atendemos em torno de 100 a 120 pessoas por dia para a realização de cadastros novos, atualização de cadastros e reforçando para atender as condicionalidades do programa”, acrescenta.
Uma mulher a frente da Prefeitura
A secretária destacou que é mais fácil trabalhar com uma mulher a frente do Governo Municipal. “Já conheço a dinâmica do trabalho tanto com o ex-prefeito Ricardo Machado, quanto da atual prefeita Alessandra Gomes. A preocupação dos dois, enquanto lideranças política, é a de ofertar serviços. Os nossos serviços tem que estar em pleno funcionamento e isso nos é cobrado a todo o tempo”, diz.
Com informações do repórter Gilliard José
Segurança Pública “Não podemos deixar que as facções tentem subjugar o Estado”, dispara Werner sobre letalidade policial na Bahia
Operação da PF Fraude na Caixa: PF deflagra operação contra esquema de R$ 20 milhões na Bahia
Ajuda ao consumidor Preço da Hora Bahia agora ajuda consumidor a ser avisado quando cai o preço do produto desejado
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo



