O superintendente da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Saulo Pontes, falou sobre o acidente que aconteceu no km 373 da BA-120, no trecho entre as cidades de Retirolândia e Conceição do Coité. A batida aconteceu por volta das 9h da segunda-feira (7), na localidade que é conhecida como Cascalheira. A causa do acidente teria sido as más condições da estrada. Um dos motoristas teria tentado desviar de buracos na estrada e teria colidido de frente com o outro ônibus.
Questionado sobre quais providências seriam tomadas em relação a essa rodovia, Saulo afirmou que o período de final de ano foi difícil para o estado com as fortes chuvas. Segundo ele, várias regiões sofreram com essas chuvas e consequentemente suas rodovias. “Não foi só a região sisaleira como também até hoje o Oeste e extremo sul ainda sofrem. E as chuvas causam prejuízos constantes nas rodovias. A chuva penetra no pavimento e, com o tráfego, ela começa a deteriorar. Com um ou dois meses os buracos começam a aparecer e não foi diferente na BA-120”, disse.
Assim que as chuvas passaram, destaca o superintendente, começaram as operações tapa-buraco. “Começou-se em Valente e já está chegando no ponto de Coité para Retirolândia. No local do acidente nos causa estranheza porque é uma reta com alta visibilidade e porque a pista do lado direito estava intacta. Haviam buracos em uma parte dela, mas não sabemos o que ocorreu. Pelo que entendemos, o veículo que estava do lado direito estava desenvolvendo uma velocidade acima do normal”, disse.
Saulo garantiu que as providências estão sendo tomadas para garantir a restauração não apenas dessa via, mas de toda a região sisaleira.
BA-502, Feira de Santana – São Gonçalo dos Campos
O governador Rui Costa anunciou ainda a duplicação da BA-502, que liga Feira de Santana a São Gonçalo dos Campos. Questionado sobre como anda o processo, Saulo disse que a licitação deu fracassada já que nenhuma empresa se interessou em participar do processo. “Já estamos atualizando o edital para relicitar. Não é estranho para nós porque ultimamente muitas licitações estão dando como desertas pela falta de comparecimento de empresas devido a insegurança do asfalto”, explica.
O superintendente disse ainda que esse é um projeto piloto feito juntamente com o Banco Mundial para a segurança na rodovia. “Ele é importante para nós porque a partir do momento em que for implantado, é do pensamento da Seinfra abranger para outros segmentos na Bahia”.
Rodovias baianas
Saulo explicou ainda que os projetos para as rodovias são baseados em Volume Médio de Área de Veículo (VMD). “Por isso algumas delas não tem acostamento. As pessoas criticam muito, mas em rodovias locais europeias e nos Estados Unidos também não tem acostamento, são as chamadas Parkway. O custo do acostamento é elevado e às vezes você evita antecipar o desenvolvimento daquela região. Mas como lhe disse é baseado no VMD e pode não justificar tê-lo”.
O superintendente disse ainda que os motoristas europeus e norte-americanos foram ensinados “na base do radar” e o mesmo está sendo feito no Brasil para "educar os motoristas mais afoitos” na hora de dirigir. “Os radares têm educado e reduzido muito o número de acidentes. Inclusive já estamos chegando perto da nossa meta na redução de acidentes já que eles deixam sequelas, sendo prejuízo para a saúde pública e para o indivíduo que pode ficar incapacitado para o resto da vida”.
Animais nas estradas
Falando sobre animais que são deixados nas rodovias baianas, Saulo Pontes ressaltou que são os proprietários que abandonam seus animais velhos e doentes na beira das estradas. Por esse motivo, de acordo com Saulo, antes alguns currais foram criados por regiões e o recolhimento desses animais foi feito. Hoje o serviço é terceirizado.
“Mas as empresas não renovaram contrato pela dificuldade de manter esses animais, que em sua maioria são doentes ou idosos. Os proprietários não iam buscar e a quantidade de animais apreendidos era grande. As entidades que cuidam de animais questionavam a manutenção deles para preservá-los até serem sacrificados. Isso demandava tempo e um custo alto. Estamos estudando uma maneira de fazer isso com os consórcios municipais”.
Outras rodovias
Já existe licitação em andamento para a rodovia de Riachão do Jacuípe até Serra Preta, que são 49 km, diz Saulo. Ainda conforme o superintendente, outra rodovia bastante reivindicada na região é a BA-084, que vai do Posto São Luiz, na BR-324, passando por Conceição do Jacuípe, Coração de Maria e indo até Irará.
Está sendo ainda elaborado o projeto de Coração de Maria para a cidade de Pedrão. A BA-504, que liga BR-116 Norte a cidade de Alagoinhas, está com um serviço de manutenção, mas a rodovia já requer uma restauração e o projeto já está em estudos.
Segurança Pública “Não podemos deixar que as facções tentem subjugar o Estado”, dispara Werner sobre letalidade policial na Bahia
Operação da PF Fraude na Caixa: PF deflagra operação contra esquema de R$ 20 milhões na Bahia
Ajuda ao consumidor Preço da Hora Bahia agora ajuda consumidor a ser avisado quando cai o preço do produto desejado
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Chuvas na Bahia Alerta é de chuva intensa em Salvador e mais de 140 cidades baianas na quarta-feira; veja previsão do tempo 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo



