Nesta quarta-feira, dia 02 de fevereiro, dia de Yemanjá e data em que o Batifun completa 24 anos de carreira, chega em todas as plataformas digitais “O Samba antes do Samba", música de autoria de Roberto Mendes e Jorge Portugal, que retrata a origem do gênero musical mais brasileiro de todos.
Além do fonograma, também será lançado clipe deste feat pra lá de especial, que misturará cenas dos artistas nos dias de gravação com ilustrações, em desenho, costurando a narrativa da gênese do samba, gerado a partir da chegada dos povos escravizados vindos da mãe África, chegando primeiramente à Bahia.
Neto do Lundu, filho do Cabila, o Samba surge primeiramente como resistência, pois a dança em forma de roda e umbigadas representava verdadeiro protesto, uma negação ao trabalho forçado imposto aos povos escravizados nas lavouras de cana de açúcar, pois o corpo do negro deveria apenas se voltar ao labor imposto.
Muito tempo se passou e o Samba chega ao Rio de Janeiro a partir da segunda metade do século XIX, com as tias baianas, onde foi desenvolvido nos terreiros, ganhou vertentes e passou a ser reconhecido, depois de muitas rodas de bamba e resiliência, como um dos símbolos da cultura nacional.
O clipe estará disponível às 00h e a música a partir das 12h desta quarta-feira (02/02).
Entretenimento Leo Dias deixa SBT e fecha com nova emissora, diz colunista
Entretenimento O humor que você conhece, agora mais perto do que nunca: Carioca se apresenta em Feira com show inédito
Feira de Santana Prefeitura realiza pagamento de 75 atrações que se apresentaram na Micareta 2025
Rural Elétrica Rural Elétrica animará as ruas de Curaçá durante a Festa do Vaqueiro
São Pedro Banda Xêro Perfumado anima público no São Pedro de Morrinhos
São João Cantor Fábio Aquino fez dois shows nesse São João no Pelourinho, em Salvador 
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsas



