Quinta, 13 de Novembro de 2025 18:53
75 98160-8722
Bahia Sindborracha

Presidente do Sindborracha ressalta a importância de o profissional estar sindicalizado

Oberdan da Silva Cerqueira destacou que é o sindicato que garante os direitos do trabalhador após a Reforma Trabalhista.

23/12/2021 13h53
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia (Sindborracha), Oberdan da Silva Cerqueira, fez uma avaliação do trabalho do sindicato no ano de 2021. Segundo ele, não houveram ganhos para a categoria, mas também não houveram perdas do que já havia sido conquistado nos governos anteriores.

Sobre empregos para a classe, os postos de trabalho que já havia, continuaram. “Não houveram demissões. As que aconteceram foi casualmente de pessoas que pedem demissão porque conseguiram outro trabalho. E a mão-de-obra é sempre recolocada”, explica.

Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista tirou a obrigatoriedade de os profissionais estarem filiados a sindicatos de suas categorias e a taxa do imposto sindical. Questionado sobre se houve prejuízos por esse motivo e qual o impacto da reforma para o sindicato, Oberdan afirmou que o imposto ia para as centrais sindicais e posteriormente distribuído. “Eles disseram que iam tirar o imposto sindical e fizeram uma maldado com o trabalhador flexibilizando a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho. Por isso, hoje é fundamental que o trabalhador esteja sindicalizado porque o acordo que houver entre empresa e sindicato é o que vale. É o que ele tem como sua CLT”, disse.

Para Oberdan, no momento de crise que o país vive, a categoria consegue manter aquilo que foi acordado. “Digo aos trabalhadores que se ele não é filiado ao seu sindicato, se filie. Procure ele, dê ideias e sugestões porque mais do que nunca é importante você estar com ele, que vai lhe representar”, ressaltou.

Clube social

O presidente salientou que o Clube Social do sindicato funciona de não funcionará nos dias finais de semana em que caem Natal e Ano Novo, época de recesso de final de ano, mas funciona de sexta a domingo. “Como o recesso do final de ano é uma festa familiar, dificilmente as pessoas vão para o clube. E as pessoas que trabalham lá também tem suas famílias. Por isso achamos por bem ficarmos fechados e no ano que vem logo em seguida o clube volta ao normal”.

Perspectivas para 2022

Perguntado sobre quais são as perspectivas do sindicado para o ano de 2022, já que ele é um ano que haverá eleições gerais, Oberdan pediu que os trabalhadores em geral, não apenas o do segmento da borracha, que acompanhe a política para saber em quem votar. “Foi por não fazermos isso que surgiu esse cidadão, esse marginal chamado Jair Messias Bolsonaro”, disparou.

Para o presidente do sindicato, tudo que o presidente faz é fora da lei. “Esse cidadão já cometeu muitos crimes. Quando ele sair da presidência tem tanto crime para responder que se tivesse mil anos de vida ainda seria pouco para responder”. Ele criticou a postura do presidente diante da fome que o povo está passando e pede que o povo vote em um candidato que olhe para todos.

Ele pediu ainda que os eleitores não votem nos deputados que fazem parte do chamado “centrão”. “Trabalhador, deputado do centrão não tem compromisso com você. Eles são todos empresários. Exemplo disso são as emendas secretas, dinheiro que está sendo passado por baixo do pano. São bilhões para comprar voto do eleitor e não ter compromisso com ninguém. Ele é empresário e vai votar a favor do trabalhador? Jamais. Ele está lá para tirar do trabalhador”.

Reajuste para 2022

Oberdan destacou ainda que já conseguiu garantir o reajuste para a categoria junto com as três empresas que existem em Feira de Santana. “Fizemos isso com a parceria sindicato e trabalhador”.

Com informações do repórter Reginaldo Júnior

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.