Quinta, 13 de Novembro de 2025 18:53
75 98160-8722
Bahia Concerto de Natal

Orquestra Jovem do Recôncavo Baiano faz concerto de Natal no próximo sábado (25)

Orquestra é formada por jovens com idade entre 15 e 23 anos que participam de um curso profissionalizante.

21/12/2021 10h58
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Vinicius Freitas, coordenador e regente da Orquestra Jovem do Recôncavo Baiano.
Vinicius Freitas, coordenador e regente da Orquestra Jovem do Recôncavo Baiano.

Vinicius Freitas, coordenador e regente da Orquestra Jovem do Recôncavo Baiano, falou sobre a apresentação que o grupo fará na cidade de São Félix, o Concerto de Natal. O primeiro concerto da orquestra acontecerá no próximo sábado (25), no dia de Natal, na Praça da Juventude, às 19h.

Segundo Vinicius, a orquestra foi formada e começou seus trabalhos no mês de outubro e é ligada a um curso profissionalizante para jovens com idade entre 15 e 23 anos. “Essa orquestra está sediada na Filarmônica União São-felista, na cidade de São Félix. Eu coordeno e faço a regência da orquestra”, disse.

A orquestra dispõe de 20 músicos das cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba. No evento haverá ainda mais dez músicos de samba de roda que farão uma confraternização. “Será uma união histórica. Nunca houve uma junção dos cinco grupos de samba de roda da nossa cidade. Teremos ainda um grupo de flauta doce com as crianças da Filarmônica de São Felix, todos fazendo música de Natal”, completa.

Vinicius destaca ainda que dois convidados, conhecidos nacionalmente e internacionalmente, também participarão da festa. São eles: Matheus Aleluia, que acabou de receber o título de Doutor pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e Edson Gomes, “maior reggae man do país”. Ele acredita que até meia noite o evento finda.

Componentes da orquestra

Quando criou o projeto, Vinicius disse que dialogou com o Instituto Afrânio Afonso Ferreira. Esse Instituto, conforme o coordenador, apoia outras instituições que profissionalizam e dão oportunidades aos jovens. “Criamos esse curso que esses 20 músicos recebem uma bolsa no mês para trabalhar e aulas teóricas e práticas, que são os ensaios. A bolsa é de R$ 120. É um incentivo porque eles já estão sendo contemplados com o ensino e conteúdo que recebem”, explica.

Vinicius diz que traz professores renomados para ensinar aos jovens e faz ainda oficinas formativas. “Trouxemos para ensinar o professor Milton Azevedo, grande músico de Cachoeira, Matheus Aleluia e Gilmar Chaves, atualmente músico de Ivete Sangalo. Trouxemos eles para passar experiência para esses jovens e eles terem um leque grande para quando buscar ser um profissional”, diz.

Músicos de sopro

Vinicius acredita que o Recôncavo Baiano é o maior celeiro de músicos de sopro na Bahia. “Se formos olhar as principais bandas da atualidade tem músicos da nossa região. Rudinei, de Muritiba, com Ivete Sangalo, Alex Cachoeira com a Timbalada, Alisson Ribeiro com Harmonia do Samba que é de São Félix”, falou.

Ele credita isso ao trabalho que as Filarmônicas vêm fazendo a mais de 100 anos na cidade. “É um trabalho bem feito realizado por elas e estamos apenas qualificando e preparando eles para inserir no mercado de trabalho”.

O trabalho para a descoberta desses talentos é minucioso e não é valorizado como deveria ser, opina Vinicius. “Vivemos uma inversão de valores grande nesse país. As vezes, uma pessoa que não trabalha nada tem muita visibilidade enquanto aquele que trabalha muito está escondido. Depois é que verão esse trabalho que é feito com um olhar carinhoso”, observa.

Apoio

O coordenador da Orquestra disse que o trabalho não é feito para festa dançante, mas para as famílias que assistirão um concerto de Natal sentado e celebrando. “Por isso não temos o apoio que esperamos. Só recebemos apoio do Departamento de Cultura de São Félix através da professora Elba Matos. Estamos pedindo ajuda no comércio com nossos grandes amigos que tem nos ajudado”.

Vinicius acredita que chegará a hora que as pessoas entenderão o trabalho social que fazem, que é o principal, e se disponibilizarão para ajudar. “Estamos educando e socializando jovens, que são o futuro do nosso país. Eles são a semente do amanhã”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.