Quarta, 01 de Abril de 2026 22:22
75 98160-8722
Bahia Eleições 2022

Republicanos quer que Roma mostre viabilidade eleitoral

Em fevereiro deste ano, Márcio Marinho, que preside o Republicanos na Bahia, ressaltou que o seu partido apoiaria ACM Neto.

07/12/2021 08h27
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
João Roma. Foto: Agência Câmara
João Roma. Foto: Agência Câmara

A possibilidade de o Republicanos lançar o ministro da Cidadania, João Roma, como candidato a governador da Bahia na eleição do próximo ano não está descartada pela Executiva da legenda. Entretanto, o partido quer que o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL) mostre ter viabilidade eleitoral. Caso contrário, a agremiação política deve, de fato, apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil). 

Segundo apurou o site, o Republicanos vê a possível candidatura de Roma como um caminho para o partido crescer na Bahia, com a ampliação da bancada de deputados federais. A sigla, atualmente, tem apenas dois integrantes na Câmara dos Deputados: a suplente Tia Eron e Márcio Marinho. Se o ministro da Cidadania conseguir recursos e demonstrar que a legenda aumentará o número de parlamentares federais com sua candidatura ao governo, o Republicanos pretende lançá-lo ao Palácio de Ondina no próximo ano. 

Em fevereiro deste ano, em entrevista ao site, Márcio Marinho, que preside o Republicanos na Bahia, ressaltou que o seu partido apoiaria ACM Neto em 2022. Quando questionado se a legenda iria caminhar com o ex-prefeito no próximo ano, Marinho respondeu: “Com certeza, eu já disse isso. Estaremos juntos. Zero de chance de estarmos em campos opostos. E nós vamos participar dessa transformação no estado da Bahia, a partir de 2022”. 

A entrevista de João Roma, que foi publicada na edição de ontem, reforça que o apoio a ACM Neto não estaria garantido hoje, e que o partido pode lançar o ministro da Cidadania. Roma desafiou a reportagem a perguntar a Marinho se o apoio ao ex-prefeito soteropolitano estava assegurado. “Ligue para ele (Marinho) agora e pergunte se tem essa declaração (de apoio a ACM Neto). Não tem nenhuma declaração aqui. Nós estamos tratando, dentro do Republicanos, é justamente buscando sintonizar internamente e ainda não há uma definição sobre qual o melhor projeto para o partido. Mas a tendência é que a gente siga sim no projeto até para dar suporte assim como tem sido nacionalmente. Dá suporte à reeleição do presidente Bolsonaro para que ele tenha sim palanque no quarto maior colégio eleitoral do Brasil, que é a Bahia”, pontuou. 

Único representante com expressão do Republicanos presente na convenção de ACM Neto na semana passada, o vereador soteropolitano licenciado e secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Carlos, minimizou a ausência do partido no evento. “Isso (a ausência) não significa nada. Existem partidos aqui que, eventualmente, podem não estar com Neto, e que vieram aqui prestigiar. E outros que gostariam de ter vindo prestigiar, por conta de uma agenda não puderam. Isso não significa nem uma coisa nem outra”, amenizou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários