Quinta, 13 de Novembro de 2025 21:02
75 98160-8722
Bahia Entrevista

Rosemberg Pinto, líder do Governo na ALBA: “É preciso sensatez para discutir sobre Carnaval e Réveillon”

Deputado estadual falou sobre diversos assuntos como PPA, regularização da carga horária de policiais civis, eleições em 2022 e obras na região de Cachoeira e Santo Amaro.

01/12/2021 11h50
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

Em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), falou sobre os diversos assuntos. Primeiro, o deputado abordou a aprovação da PPA, Lei do Executivo de revisão do Plano Plurianual 2022. Segundo ele, esse plano orienta os investimentos do governo para o ano seguinte. “Todos os anos votamos o orçamento e depois votamos a sua atualização. Ele direciona quais são os pontos e as atividades que o governo pretende executar no ano de 2022”, explicou.

Rosemberg disse ainda que esse plano é apresentado pela Secretaria de Planejamento. A ALBA recebeu o plano das mãos do vice-governador João Leão, que é também secretário de Planejamento. “Debatemos muito durante esses últimos 30 dias. A oposição havia pedido vistas para que pudessem fazer uma análise melhor dele e, nesta última terça-feira (30), nós aprovamos em dois turnos. Isso significa que já estamos com as diretrizes para os investimentos no ano de 2022”, disse.

O próximo passo, ainda conforme o deputado, é a aprovação do orçamento, que é o dinheiro para a aplicação desse planejamento do Governo do Estado.

Regularização de carga horária da Polícia Civil

Nesta terça-feira (30), foi aprovada também na ALBA uma regularização de carga horária de atividades para a Polícia Civil. “Essa era uma reinvindicação antiga dos policiais civis, principalmente os investigadores e as pessoas da área de Instituto Médico Legal”. Rosemberg disse que antes se tinha na Lei "delegados e outras categorias", como se houvesse uma subordinação dessas categorias aos delegados. “O plano não é ser assim. Cada um cumpre o seu papel. Nós definimos essas categorias, colocando todos no mesmo patamar. Isso dá autoestima todas elas”, ressaltou.

Segundo o deputado, o projeto ajusta a carga horária daqueles que, principalmente, são transferidos de um local para o outro. Com essa mudança, o profissional recebia apenas uma premiação por conta disso. “O projeto ajusta para melhorar as condições das pessoas que vão também atender dividindo espaços em outros locais com uma carga horária, o que gera o aumento de uma gratificação”.

O projeto regulamenta ainda o novo concurso que o governador Rui Costa vai colocar para a sociedade baiana para trazer mais profissionais, qualificando ainda mais a Polícia Civil da Bahia. “Havia muitas divergências em relação a forma do concurso e suas etapas e isso foi ajustado nesse projeto”, completa.

O líder do Governo disse que conseguiu ainda abrir uma conversação entre os policiais civis e o Governo do Estado para que eles possam apresentar reinvindicações de cunho salarial e melhores condições de trabalho.

Carnaval 2022 e festa de Réveillon

Rosemberg pede mais sensatez nas discussões sobre a realização do Carnaval em 2022 e do Réveillon na cidade de Salvador. Para ele, o prefeito Bruno Reis teve sensatez e acompanhou a orientação do governador Rui Costa, que tem falado em todas as suas entrevistas em relação ao cuidado que deve-se ter com todos os baianos. “Ainda não conseguimos reduzir o índice de contaminação. Desde o final de agosto há esse monitoramento e o número de pessoas contaminadas não cresce muito, mas também não cai”, alerta.

O líder do governo disse ainda que se tem ainda a mortalidade e que a contaminação está muito no time de quem não se vacinou ou não tomou as duas doses da vacina. “O governador está muito preocupado e tem conversado com a população sobre isso. E o prefeito de Salvador acabou tomando essa decisão sensata de suspender as festas de final de ano, principalmente o evento da virada que juntava até 40 mil pessoas”.

No caso do Carnaval, é outra situação, ressalta Rosemberg. De acordo com ele, Rui já tomou a decisão de suspender a festa. Outro caminho que possa ter, é a realização de um carnaval diferenciado, com festas em locais fechados com três ou quatro mil pessoas. “Com isso, haverá a condição de controlar o acesso das pessoas com cartão de vacinação, uso de máscara e álcool em gel. Nesse tipo de festa existe um controle maior disso. Mas o Carnaval tradicional, onde se reúne diariamente três milhões de pessoas em dez dias, não tenho dúvida que traria um grande problema para a população baiana”, opina.

PT e o ano eleitoral

Questionado sobre como o PT está se movimentando para o ano eleitoral junto com os partidos amigos, Rosemberg disse que o senador Jaques Wagner tem coordenado essa articulação política com os diversos partidos. E, paralelo a isso, o governador Rui Costa, que tem conversado no sentido de garantir a unidade da base. “As tratativas são boas. O comprometimento tanto do PSD, como também do PP, PC do B, PSB, Podemos, Avante é de que nós estaremos caminhando juntos”, falou.

Rosemberg disse ainda que há uma perspectiva muito grande do MDB também faça parte da base. “As conversas estão bem avançadas nesse sentido e podemos atraí-lo para o local onde ele já esteve em 2006”. Sobre o Republicanos, o deputado disse que ainda é uma vontade. “Tenho uma relação grande com os dois parlamentares do Republicanos na ALBA. Ainda ontem conversei com o deputado Jurailton Santos e José de Arimateia, mas é lógico que isso requer conversas a nível de direção partidária”, diz.

A nível nacional, o Republicanos marcha com o presidente Jair Bolsonaro, mas como o PP, que é liberado para a livre escolha a nível estadual, ele gostaria que houvesse a mesma liberdade com o Republicanos. “Assim tentaremos construir uma unidade aqui na Bahia. Não houveram conversas entre o bispo Marcio Marinho e Rui Costa nesse sentido. São amigos, já estiveram juntos, mas essas tratativas são muito embrionárias ainda”.

Santa Casa de Cachoeira

Sobre a Santa Casa de Cachoeira, Rosemberg disse que tem trabalho em parceria com o seu provedor, Lu Cachoeira. “Ele tem sido um bom gestor desse equipamento e gerou uma autoestima maior para a população com essa Santa Casa que a cada dia melhora mais o atendimento. Estamos ajudando a trazer de volta o protagonismo da Fundação Hansen Bahia”, disse.

O líder do Governo destacou que conversou ainda com Lu para o envio de emendas com o objetivo de ajudar no custeio da Santa Casa, que melhorará ainda mais o atendimento. “Na próxima vez vamos ver se o governador ou a secretária de Saúde, Tereza Paim, fazem uma visita para acompanhar esse trabalho importante”.

Mesmo com a prefeita da cidade de Cachoeira, Eliana Gonzaga, não fazendo parte de uma legenda da base do governador, Rosemberg acredita que isso não é problema. “O governador foi eleito por uma parte da população, mas é o governador de todos os baianos. Ele quer garantir a relação com a prefeita, que tem vínculos com os deputados Niltinho e Fabíola Mansur. Ela transita muito nas Secretarias sem problemas. Essa semana esteve na Secretaria de Agricultura. A relação é muito boa entre o Estado e o município de Cachoeira”, explica.

Infraestrutura

Sobre a estrada que liga São Félix a Maragogipe, o deputado afirmou que já existe um projeto em andamento e que essa obra não é uma questão simples. “Todos os projetos que foram feitos de recapeamento dessa estrada não deram conta da estrutura porque é um solo massapê e gera necessidade de drenagem. O projeto que está sendo feito visa macrodrenagem em toda a extensão e vai ficar uma obra mais cara, mas que terá uma solução”, disse.

Novas escolas estaduais

Rosemberg lembra ainda que o governador Rui Costa está dotando as escolas estaduais com novos equipamentos para que os estudantes tenham não somente conforto em sala de aula como também ter lazer. Há ainda a mudança de conceito. “As escolas do estado não podem ser de portas fechadas. A comunidade tem que estar dialogando e esses equipamentos devem também servir para que a sociedade possa nos finais de semana utilizar”, afirma.

Santo Amaro terá também uma nova escola e a reforma de uma outra, ampliando a atividade de cursos, ressalta o deputado. “Espero que possamos estar rapidamente com dois equipamentos qualificados para atender a população de Santo Amaro”.

Saúde

Na Saúde, o líder do Governo disse que o governador está cobrando a policlínica regional que ficará situada em São Francisco do Conde e está em andamento. “Esperamos que entre janeiro e fevereiro ela esteja pronta para atender a população de Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde e toda a região”, finalizou. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.